
Você deseja falir? Evidentemente que não. Quem desejaria isso em sã consciência? Certamente ninguém.
As consequências seriam evidentemente desastrosas, envolvendo complicações jurídicas de toda ordem e danos ao patrimônio pessoal, sem contar com a sensação de um trator passando por cima da sua autoestima empresarial.
Para abordar o assunto escolhemos uma forma pouco usual. Vamos correr na direção oposta da solução, mostrando justamente quais são as atitudes, métodos e práticas que podem transformar o seu sonho empreendedor em um pesadelo.
Observe:
1) Ao fechar o primeiro grande contrato, inunde a sua percepção de que de agora em diante tudo vai dar certo e passe a gastar por conta, tendo a certeza de que muitos outros virão.
2) Se você está começando e antes trabalhava em uma grande empresa como executiva, de forma alguma deixe de lado as comodidades de antigamente. Jamais comece a sua pequena empresasem uma boa secretária bilíngue, nunca se estabeleça em um endereço modesto com um pequeno espaço, e invista pesado na decoração.
3) Logo no início, independentemente do porte do seu negócio ou mesmo da necessidade, trabalhe duro para adequar a sua cultura empresarial aos modismos de gestão da ocasião. Persiga-os nas publicações especializadas, investindo tempo e dinheiro nisso.
4) Não se preocupe em ter um bom contador, e não perca tempo com a questão administrativa e documental.
5) Mantenha sempre um cego e exuberante otimismo, pois ser pragmática e cuidadosa representam comportamentos retrógados e conservadores que em nada representam os novos tempos de crescimento ininterrupto e progresso sem fim. Não peca o seu tempo avaliando os riscos, e deixe de uma vez por todas os pensamentos negativos para trás.
6) Reaja com irritação, sempre que escutar um relato ou análise sobre determinado problema, que não coincida com a sua opinião.
7) Peça sugestões para os problemas e questões da empresa, mas ao escutá-las apoie apenas e exclusivamente aquelas ou aquela pessoa que expressou idéias que coincidam com as suas.
8) Fortaleça e promova única e exclusivamente, os colaboradores que lhe dirijam elogios, reconhecimento, aceitação e apoio como chefe.
9) No trato com seus colaboradores e ao transmitir instruções ou orientações, não seja prática ou direta. Adote uma comunicação oblíqua, difusa, holística e rarefeita. Abandone para sempre o hábito da objetividade.
10) Combata as atitudes e posicionamentos dotados de personalidade e senso crítico, promovendo sempre o "senso comum" e as "frases de efeito".
11) Não admita em nenhuma hipótese os erros que você mesma cometeu. Isso pode enfraquecer a sua liderança.
12) Desaprove com vigor aqueles que assumem os seus próprios erros, por mais honestos que sejam, afinal de contas o sua empresa nasceu para ser grande e por isso mesmo é um lugar para profissionais perfeitos.
A lista poderia ser mais longa e de um humor ainda mais ácido, mas se conseguir evitar as situações que descrevemos, estará dando um decisivo passo para a prosperidade e solidez do seu negócio.
Boa sorte.
Fonte: Vila Mulher
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