sábado, 30 de abril de 2011
Brasil tem 60 mil casais gays em união estável
Censo 2010 .Informação foi divulgada, ontem, pelo IBGE; militantes falam em números maiores
Há menos de uma semana do Supremo Tribunal Federal julgar duas ações que buscam o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que indicam que há, em todo o país, 60.002 casais homossexuais vivendo nessas condições.
O número, que foi anunciado ontem e faz parte de dados preliminares do Censo 2010, representa 0,16% da população brasileira se for comparado aos 37.487.115 casamentos entre heterossexuais. Minas Gerais aparece como o terceiro Estado com mais casais gays em união estável - são 4.098 -, atrás apenas de São Paulo (16.872) e Rio de Janeiro (10.170).
Apesar do registro, ocorrido pela primeira vez na história, ser considerado um avanço em relação à discussão sobre a igualdade de direitos, integrantes da comunidade LGBT chamam a atenção para o fato de que ele ainda é pequeno diante da realidade. "Tem muita gente que não assume o relacionamento por medo do preconceito. 60 mil é um número alto, mas, daqui a dez anos, tenho certeza de que seremos 600 mil e, depois, chegaremos aos 3 milhões, o que daria a dimensão dos 10% da população que nós já somos há tempos", afirma o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis.
Opinião similar tem o antropólogo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia. Ele destaca, todavia, que o fato de o Censo criar essa contagem já contribui para minimizar uma visão preconceituosa recorrente. "Os dados destroem o estereótipo do gay promíscuo, instável sexualmente, o que mostra uma realidade muito semelhante à união entre os heterossexuais", afirma.
Para Toni Reis, o número também vem reforçar a necessidade de se debater os direitos do casal no Legislativo. "O Censo começa a mostrar que há uma população grande que vive sem leis, à margem da sociedade. Hoje, somos casais sem cidadania ou com a cidadania pela metade, se comparados aos heterossexuais, uma vez que temos os mesmos deveres, mas não temos os mesmos direitos. Ou seja, o princípio de igualdade da Constituição Federal continua não sendo cumprido", diz.
Debate:
A próxima quarta-feira, dia 4 de maio, é aguardada com otimismo pelos militantes LGBTs.
Nessa data, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga duas ações que dizem respeito ao reconhecimento da união civil entre homossexuais. Uma é de autoria da Procuradoria-Geral da República e pede que casais gays sejam considerados uma família com todos os direitos e deveres. A outra solicitação foi proposta pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e defende que os casais homossexuais formados por funcionários públicos estaduais em união estável tenham os benefícios de cônjuges heterossexuais.
"Hoje, temos ações nos judiciários estaduais que foram favoráveis. A expectativa é que o Supremo consolide esse reconhecimento e, dessa forma, facilite o andamento dos processos", afirma o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis.
Segundo ele, se a decisão do STJ for desfavorável, a organização já planeja uma mobilização nacional para o dia 28 de junho.
Por Aline Gonçalves em O Tempo.
O que acha disso??? Comente, participe!!!
Postado por
William Junior
às
10:31
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
...República e pede que casais gays sejam considerados uma família com todos os direitos.
ResponderExcluirPEDE??? Deveria exigir!!! Estamos Juntos!