terça-feira, 26 de abril de 2011

Demitido! E agora???



Demissão é um dos assuntos que mais assombra e assusta os funcionários. Além de ser desconfortável para ambos os lados, pode modificar a vida de toda uma família, já que a maioria das pessoas não espera ser demitida e não está preparada financeiramente para isto. Embora a empresa possa ter emitido sinais de que isso pudesse ocorrer como uma crise financeira, dificuldades comportamentais ou baixo rendimento no trabalho que não atendia às exigências e expectativas, ninguém está preparado para ouvir esta notícia.

A demissão, num primeiro momento, tende a despertar sentimentos de raiva. As pessoas sentem-se desvalorizadas e indignadas com o tanto que investiram na instituição, assim cobram o quanto produziam, de como eram disponíveis vindo trabalhar fora de horário, de quando se submetiam a situações que não concordavam, mas como era uma norma e regra da empresa aceitavam. Outros podem sentir-se tristes, pensam que seu trabalho realmente não era bom e que são incompetentes como profissionais, assim não se sentem animados a retornar ao mercado de trabalho ou optam por funções que não são compatíveis com sua qualificação.

O desligamento de uma empresa também abre novas possibilidades aos ex-funcionários, pois há a chance de repensar no trabalho desenvolvido, se era satisfatório ou não, se continuará na mesma área ou se irá trilhar novos rumos. Há pessoas que querem desligar-se do atual emprego, porém se acomodam por medo de não conseguir outra oportunidade, ou porque terão que se reorganizar financeiramente.
Se você foi demitido, precisará de um tempo para digerir e aceitar seu desligamento. Saber do motivo é importante para que possa trabalhar suas dificuldades, mas não deve ser usado para mostrar à empresa que ela está enganada, justificando seus atos.

Geralmente as demissões se dão pelo comportamento e não pelo conhecimento técnico da função, o que pode ser treinado com maior facilidade. Em outros momentos o desligamento pode ocorrer por corte de pessoal ou simplesmente não ter motivos claros. Após as primeiras sensações de não fazer mais parte daquela instituição e da equipe, poderá buscar e visualizar novas oportunidades.


por Gisele Dala Lana.

Comente aqui ou no dihitt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário