segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Democracia e liberdade de imprensa



A democracia é uma instituição que se funda em diversos pressupostos, como eleições livres, liberdade de expressão, crença e pensamento, além do respeito aos direitos e garantias fundamentais e da alternância no poder.
Mas há um aspecto da democracia contemporânea que talvez se revele de fundamental importância, exatamente por oferecer à opinião pública a possibilidade de acesso à informação sem qualquer filtro político ou ideológico: a liberdade de imprensa.
Se não há liberdade de imprensa, a democracia padece, abala-se nas fundações, porque o Poder Público, de forma arbitrária, passa a interferir no acesso livre à informação e a cercear os jornais e qualquer meio de comunicação de oposição, por mecanismos espúrios.
Se não fosse a imprensa livre, o povo americano jamais teria acesso aos segredos de Watergate. Se não fosse a imprensa livre, o povo brasileiro jamais teria acesso às entranhas do mensalão.
A luta pela consolidação da vida democrática no Brasil e na América Latina não passa apenas no aprendizado das lições deixadas pelas ditaduras que nos mergulharam em nefastos anos de perseguição política e arbítrio.
A luta pela consolidação da vida democrática passa também pelo fim da política atrasada dos caudilhos que, exatamente pelo disfarce do populismo e da demagogia, tentam a perpetuação no poder sob o pretexto de representar as massas e o povo.
Com esse objetivo, manobram em cima das constituições e dos Parlamentos para permitirem sucessivas reeleições, pressionam a imprensa livre fechando jornais e cassando concessões, e enganam o povo com discursos populistas e demagógicos.
A democracia não se funda apenas no aspecto político do voto. São caros, também, à democracia os direitos e garantias individuais, a alternância no poder e – em particular – a liberdade de imprensa, esta como forma de permitir ao povo a avaliação permanente dos governantes.

Marconi Perillo.

Comente aqui ou no dihitt.

4 comentários:

  1. Hello dear friend, William.

    Seu texto é importantíssimo. Nunca me esquecerei dos lamentáveis episódios de trangressões cometidos na Venezuela, pelo Presidente Hugo Chávez, que não permitiu que se divulgassem falhas, ou fizessem críticas ao seu Governo. Ressuscitando governos autoritários, ditadores que para quem conhece a história, não deveria repetir o mesmo erro. Mas não sei se ele conhece.

    É claro que a imprensa, melhor dizendo a mídia, pode nos enganar também manipulando a informação. Mas este não é o ponto. Se não tivermos quem denuncie, quem noticie, quem nos informe, o perigo será bem maior. Privar pessoas do conhecimento e informação, jamais pode ser uma atitude inteligente. Ainda que a má intenção seja a justificativa. Parabéns pela escolha do texto. Beijos, B.B.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo William, a democracia em nosso país está semi-falida, mais parece com uma ditadura democrática. Todo candidato luta por seus ideais, luta pelo direito de liberdade, direitos iguais a todos, liberdade de expressão, mas logo que vira governo começa a impor e mudam as convicções. Democracia para eleger, ditadura para governar... sem liberdade não existe democracia, portanto temos um governo misto. Parabéns pela excelente postagem. Abraços e muita paz!!! Pirollo

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente meu amigo a verdade é que a liberdade de imprensa no Brasil existe até esbarrar nos egos elevados de nossos políticos. Não adianta que a realidade é que só chega até o povo o que eles deixam e quando muito um pouco da revolta de uns poucos veiculos que externam suas opiniões .
    Beijos no coração
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  4. Concordo em parte com o comentário, acho que a liberdade deve trazer consigo a responsabilidade, o que muitas vezes vemos na imprensa brasileira, onde muitas vezes na grande mídia, muitos comentaristas são ex e forçam a barra para expor suas opiniões pessoais. Acredito que, a função da imprensa é informar para que o leitor, sem qualquer influência, tire suas próprias conclusões, sem ser dirigido, como faz o PIG em nosso país, apontam o rabo dos outros e se esquecem do próprio.

    ResponderExcluir