sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Como eu devo agir
Sócrates já afirmava, 470 a.c que “uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida.” Condição para o crescimento: equilíbrio. Equilíbrio é algo precioso. Aquele que o cultiva tem saúde plena, é dono de seu nariz e não se surpreende com explosões e reações que o fazem refém de verdadeiras “saias justas”, nos momentos mais inoportunos. Ficar fora de controle não é saudável e nem dá lucro a ninguém. No máximo atrai para os achaques homéricos os holofotes da curiosidade pública.
Se você quer se conhecer mais profundamente e crescer como pessoa, lembre-se da necessidade da auto comunicação e do encontro intra e interpessoal como condição para se chegar a esse crescimento. Crescer na direção de completar a pessoa que somos e não nos tornarmos como outro alguém, é conduta anti neurose.
Constituímos tipos psicológicos diferenciados, é fato incontestável.
O estudo e a classificação de tipos psicológicos foram realizados por vários teóricos. Destacamos Freud, Adler e Jung.
Para Freud, o homem busca a expansão dos instintos e se não fosse a repressão imposta pela sociedade, se satisfaria na obtenção dos objetos desejados, porque valoriza a lei do prazer.
Adler valoriza a afirmação da vontade de poder e segurança pessoal, recaindo a ênfase sobre o sujeito.
Jung aceita as duas concepções embora as classifique de unilaterais. Enfoca as características individuais considerando que tanto a energia psíquica, quanto a libido, atuam de forma peculiar nos diferentes tipos de personalidade: introvertidos e extrovertidos.
Introvertidos são aqueles que hesitam, recuam como se o contato com o objeto fosse tarefa por demais exaustiva.
Extrovertidos são definidos como os que vão ao encontro do objeto, do que querem e buscam.
Tanto a criatura muito introvertida quanto a muito extrovertida, estão fora do equilíbrio.
A introvertida está quase que exclusivamente preocupada consigo mesma; ela se sente o centro de gravidade em seu próprio universo. É capaz de experimentar toda gama de emoções: da tristeza à ternura. Sente-se à vontade com seu corpo e suas emoções. Lidando bem com desafios faz-se aberta às mudanças. Embora possa ligar-se à essência,a preocupação consigo mesma torna-a desatenta em relação ao vasto mundo à sua volta. O que sinaliza interrelação – a troca com o outro – problemática.
Já a criatura extrovertida se lança para fora, movendo-se de uma distração externa para outra. Sua vida nada tem de reflexiva e tem pouco aprofundamento interior. Com isto sofre com a dor e se alegra com a felicidade, de forma descontrolada. Alegres permanecem na defensiva, escutando só o que lhes apraz escutar, vendo só o que lhes interessa, sem maior profundidade. Ligam-se às aparências. A Intrarrelação – o contato consigo mesmo – é superficial, sorrateira. A Interrelação ocorre sem profundidade.
Entre esses dois tipos psicológicos abre-se um leque de possibilidades que se permeiam e contaminam. O importante não é apenas identificar características e se rotular como tal ou qual. O importante é conhecer os meandros da própria personalidade, entendendo realmente como são as reações ante os embates e passar a coordenar ímpetos e mergulhos para que o inesperado não nos seqüestre emocionalmente. Para tanto, entender os scripts e os papéis que vivemos na vida, sendo ator e não reator, agindo conscientemente nas situações do dia-a-dia, sem atitudes traumatizantes, é o que interessa.
Neste aspecto conta-nos, o colunista Sydney Harris, fato ilustrativo. Ao acompanhar um amigo a uma banca de jornal observou que polidamente seu amigo solicitou o jornal diário e foi rudemente tratado pelo jornaleiro. Este atirou o periódico com certa rispidez na direção deles. O amigo, gentilmente sorriu, pagou, agradeceu e saiu de leve. Harris perguntou se isto se repetia todos os dias, o que foi confirmado. Indignado quis saber por que ele permanecia sempre educado com alguém tão hostil? Seu amigo respondeu: “Porque não quero que ele, e nem ninguém, decida como eu devo agir.”
Elzi Nascimento.
Postado por
William Junior
às
18:19
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns...Excelente...Fazia tempo que não via um texto assim por aqui...Continue por esta trilha...Valeu...Um abraço.
ResponderExcluir