Ana Carolina e Ana
Maria, empreendedoras da Acana, têm como foco brasileiros que moram no exterior
e buscam por produtos de sua terra natal.
As irmâs Ana Carolina e Ana Maria tiveram uma
ideia em criar uma marca que vende caldo de cana no exterior. Acana foi lançada
em setembro do ano passado e teve como destino países como o Japão. As
empreendedoras esperam ter um faturamento neste ano de R$ 5 milhões.
“Percebemos que a água de coco já estava na caixinha, e o açaí também.
Fizemos
uma pesquisa e vimos que havia um mercado para o caldo se industrializar”,
contou Ana Carolina à revista Exame.
De acordo
com Ana Carolina, a ideia do negócio surgiu durante um almoço de família. Ela
conta que possui uma fazenda em São Carlos que é utilizada para plantação de
cana desde 1950, demonstrando a relação familiar com a matéria-prima.
As irmãs
passaram dois anos estudando e desenvolvendo o produto para garantir a
qualidade do caldo. “O nosso caldo não tem conservantes ou outros produtos
químicos. É só caldo mesmo. Com a diferença de que você não corre o risco de
passar mal depois, como às vezes acontece na feira, já que o nosso é produzido
num processo industrial”, explicou Ana Carolina à Exame.
A partir
dessa etapa, as empreendedoras investiram na implantação da fábrica em uma
fazenda de plantação de cana de açúcar pertencente à família, localizada em São
Carlos. Segundo as sócias, a proximidade da plantação com a fábrica permite a
trituração logo após a colheita, procedimento ideal para assegurar a
durabilidade do produto na embalagem.
O
objetivo do negócio é atingir o “mercado da saudade”- clientes brasileiros que
vivem no exterior e têm a necessidade de consumir produtos da sua terra natal.
Mas despertou a atenção em redes de supermercados no País. “Já estamos nas
prateleiras de redes como Carrefour, Walmart,
St Marche e Zaffari e estamos negociando com o Pão de Açúcar”, comemorou Ana
Carolina.
Os planos
para 2016 é comercializar o caldo para lojas no Rio de Janeiro por conta das
Olimpíadas. Até o momento, exportaram o produto para o Japão e Canadá.
As
sócias estão em negociação para vender o caldo de cana para os Estados Unidos.
A expectativa de lucro é faturar R$ 5 milhões até o fim deste fim de ano.
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Tem só no Zaffari de São Paulo? Tinha que ter no daqui de Porto Alegre também, afinal por aqui é uma dificuldade para achar um caldo de cana bom.
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