segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Educação na infância, a importância de brincar
A educação infantil influencia toda a vida de uma criança, por isso a importância de ser bem aplicada e com excelência, educação infantil, pais e filhos estão juntos. E as brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas atividade mais séria. E se queremos entender nossos filhos, precisamos entender suas brincadeiras. Está comprovado que a criança que não tem oportunidade de brincar e com quem os pais raramente brincam sofre bloqueios e rupturas em seus processos mentais.
O desenvolvimento da criança se dá em meio ao seu dia-a-dia, educação infantil é um investimento importante na vida da criança. As brincadeiras inseridas como atividades para os alunos da educação infantil trazem excelentes resultados, o importante papel que os jogos, as brincadeiras e os brinquedos exercem no desenvolvimento da criança. E junto nesse processo o educador precisa estar ciente da importância de brincar.
Brincar é essencial para a saúde física e mental das crianças, brincar faz parte do processo de formação educativa do ser humano, brincar é fundamental para a vida comunitária e familiar, a criança precisa de tempo para brincar. As necessidades da criança devem ter prioridade. A aplicação de jogos, brincadeiras e brinquedos pode ser um meio para estimular as potencialidades das crianças envolvidas. O brincar é bom, gostoso e dá felicidade, e ser feliz faz ser bondoso e amar o próximo. E ao brincar a criança aprende se desenvolvendo espontaneamente, sem pressão ou medo de errar, mas, com prazer, aprende normas de estar em grupo, desenvolve a socialização e faz amigos.
Prepara-se para o futuro e desenvolve suas potencialidades. A educação infantil precisa ter a brincadeira aplicada. E o método de brincar deve ser aplicado em casa como complemento do trabalho realizado na educação infantil. Portanto, é muito importante os pais brincarem com seus filhos, mesmo que não sejam mais bebês. Não digo preencher todo o tempo da criança com atividades, e sim utilizar o tempo de lazer. Mesmo para quem tem pouco tempo, é possível realizar essas atividades com qualidade. Quinze minutos bem aplicados surtem excelentes resultados. Nunca diga para seu filho: “não me incomode” ou “me deixe”.
Brincando com seu filho você terá a chance de conhecê-lo melhor, de perceber seus sentimentos, pensamentos, desejos e temores. E ao brincar os pais devem se deixar levar pela criatividade dos filhos e pela imaginação, compartilhando sempre. Os resultados aparecerão com mais intensidade. A criança que brinca com os pais é criança feliz e realizada por completo. Todas essas atividades têm regras e limites, e a criança aprende a respeitar o seu tempo e o tempo do amigo com quem brinca.
“Pais que se aproximam de seus filhos os terão como amigos”.
por Profª Jaqueline Leandra.
Comente aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
19:57
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá William!Parabéns pela postagem, pois a maior especialidade da criança é o brincar e como diz João Batista Freire," é uma pena que esse enorme conhecimento não seja aproveitado..."
ResponderExcluirCompete a nós adultos compreendermos a criança e não o contrário.
Abraços
Como pedagoga eu só posso dar nota 100000 para esse texto.Claro que concordo plenamente com tudo q está escrito.
ResponderExcluirbjus
A criança é pura, inocente e feliz na sua essencia.
ResponderExcluirTudo terá o seu momento ... todo conhecimento será dado e captado no tempo certo e pode ter certeza que uma família que brinca unida, evoluirá unida
muito boa essa reportagem. tem muita gente que precisava ler esse artigo. abraço!
ResponderExcluir