quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MAIS INVESTIMENTOS EM FERROVIAS



Nosso país, perdeu e muito com a adoção do transporte rodoviário de cargas. Estradas esburacadas ao longo de anos, pelo fluxo constante de caminhões, que um dia culminariam pela cultura da privatização de estradas e da criação dos famigerados pedágios.

Isso não é uma novidade. Porém está mais que na hora de diminuirmos com efeito, o número de caminhões à longo prazo em detrimento aos trens. O Brasil foi na contramão da história, dos custos, da produtividade, da competitividade, quando não construiu mais ferrovias.

Para terem uma idéia do que digo, a Europa a terra da maioria dos nossos antepassados comuns, é totalmente ligada por via férrea. Você pode ir de Portugal até as margens do Oceano Pacífico, através da Rússia, fazendo conexões ferroviárias.

Uma ferrovia é um pouco mais cara para ser construída conforme o tipo de terreno, porém, os benefícios a médio e curto prazo são compensadores para quem produz e quer exportar. Vejam que uma carreta, pode levar até 20 toneladas de carga, quando um único vagão pode levar o mesmo peso e uma única máquina, pode puxar pelo menos 20 vagões.

Este páis já há décadas, deveria ter sido ligado totalmente por trens, como ocorre em outras partes do planeta. Isto é um fator que pode contribuir e muito para o crescimento industrial, e o barateamento dos custos da produção e de seu escoamento, tanto para o mercado interno quanto para a exportação.

Naturalmente como estamos atrasados, o processo se daria em condições a permitir que o excesso de caminhoneiros, fossem gradativamente se aposentando, sem maiores prejuízos para o trabalhador do setor de transportes rodoviários. Enfim, quem o fará?


Por Von Closs.

Comente, participe!

Um comentário:

  1. Tá na hora mesmo é de se investir nos Trem Bala de Capital a Capital,
    petróleo pra isso o Brasil tem,
    é só saber negociar com os paises que tem essa tecnologia,
    abçs Marivan

    ResponderExcluir