segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Leitura muda funcionamento do cérebro
Sede de nossa inteligência usa várias áreas visuais e regiões dedicadas à fala.
Pesquisadores franceses revelaram que o aprendizado da leitura, um fenômeno recente demais para ter influenciado nossa evolução genética, tem um impacto importante sobre o cérebro
Eles descobriram que a sede de nossa inteligência se adapta e usa, independentemente da idade da alfabetização, regiões destinadas a outras funções.Segundo Laurent Cohen, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm) e um dos coordenadores, ao lado de Stanislas Dehaene, do estudo publicado, nesta quinta-feira, na revista científica Science, "não existe um sistema cerebral inato especializado na leitura; temos que fazer uma colagem, usar sistemas que já existem".
Por meio de uma imagem por ressonância magnética, os cientistas conseguiram medir a atividade cerebral de 63 adultos voluntários: dez analfabetos, 22 pessoas alfabetizadas na idade adulta e 31 na infância.
O estudo foi feito em Portugal e no Brasil, países onde crianças analfabetas eram algo "relativamente frequente" algumas décadas atrás. Os adultos foram submetidos a diferentes estímulos, como frases orais e escritas, palavras e rostos.
Os pesquisadores observaram que o impacto da alfabetização sobre o cérebro "era maior do que os estudos anteriores davam a entender" e afeta tanto áreas visuais do cérebro como regiões dedicadas à fala.
Cohen explicou que "o aprendizado da leitura ativa o sistema visual nas regiões especializadas na forma escrita das letras, o que é normal, mas também nas regiões visuais primárias, onde chega toda a informação visual".
O especialista acrescentou que, para pessoas que aprendem a ler, as respostas aumentam também nas regiões primitivas "quando apresentamos quadros horizontais, já que nossa leitura é horizontal, mas não quando apresentamos quadros verticais".
O cérebro recorre também a zonas especializadas na língua escrita, já que a leitura "ativa o sistema da fala" para tomar consciência dos sons e permite "estabelecer relações entre o sistema visual e o sistema de fala, as letras escritas e os sons".
Aprender a ler, mesmo na idade adulta, provoca no cérebro uma redistribuição de uma parte de seus recursos. Assim, o reconhecimento visual dos objetos e de rostos cede parcialmente terreno à medida em que aprendemos a ler, e se desloca "parcialmente para o hemisfério direito".
Os cientistas ainda não sabem se aprender a ler tem consequências negativas sobre nossa capacidade de reconhecimento de rostos.
Os pesquisadores também constataram que a alfabetização na idade adulta tem o mesmo impacto sobre o cérebro que o aprendizado durante a infância. Nos adultos que aprendem a ler, "as mudanças que isto provoca são quase as mesmas" verificadas em pessoas que foram alfabetizadas na infância.
fonte: Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm).
Deixe seu comentário, participe!
Postado por
William Junior
às
09:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário