segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Leitura muda funcionamento do cérebro



Sede de nossa inteligência usa várias áreas visuais e regiões dedicadas à fala.

Pesquisadores franceses revelaram que o aprendizado da leitura, um fenômeno recente demais para ter influenciado nossa evolução genética, tem um impacto importante sobre o cérebro

Eles descobriram que a sede de nossa inteligência se adapta e usa, independentemente da idade da alfabetização, regiões destinadas a outras funções.Segundo Laurent Cohen, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm) e um dos coordenadores, ao lado de Stanislas Dehaene, do estudo publicado, nesta quinta-feira, na revista científica Science, "não existe um sistema cerebral inato especializado na leitura; temos que fazer uma colagem, usar sistemas que já existem".


Por meio de uma imagem por ressonância magnética, os cientistas conseguiram medir a atividade cerebral de 63 adultos voluntários: dez analfabetos, 22 pessoas alfabetizadas na idade adulta e 31 na infância.


O estudo foi feito em Portugal e no Brasil, países onde crianças analfabetas eram algo "relativamente frequente" algumas décadas atrás. Os adultos foram submetidos a diferentes estímulos, como frases orais e escritas, palavras e rostos.


Os pesquisadores observaram que o impacto da alfabetização sobre o cérebro "era maior do que os estudos anteriores davam a entender" e afeta tanto áreas visuais do cérebro como regiões dedicadas à fala.


Cohen explicou que "o aprendizado da leitura ativa o sistema visual nas regiões especializadas na forma escrita das letras, o que é normal, mas também nas regiões visuais primárias, onde chega toda a informação visual".


O especialista acrescentou que, para pessoas que aprendem a ler, as respostas aumentam também nas regiões primitivas "quando apresentamos quadros horizontais, já que nossa leitura é horizontal, mas não quando apresentamos quadros verticais".


O cérebro recorre também a zonas especializadas na língua escrita, já que a leitura "ativa o sistema da fala" para tomar consciência dos sons e permite "estabelecer relações entre o sistema visual e o sistema de fala, as letras escritas e os sons".


Aprender a ler, mesmo na idade adulta, provoca no cérebro uma redistribuição de uma parte de seus recursos. Assim, o reconhecimento visual dos objetos e de rostos cede parcialmente terreno à medida em que aprendemos a ler, e se desloca "parcialmente para o hemisfério direito".


Os cientistas ainda não sabem se aprender a ler tem consequências negativas sobre nossa capacidade de reconhecimento de rostos.


Os pesquisadores também constataram que a alfabetização na idade adulta tem o mesmo impacto sobre o cérebro que o aprendizado durante a infância. Nos adultos que aprendem a ler, "as mudanças que isto provoca são quase as mesmas" verificadas em pessoas que foram alfabetizadas na infância.



fonte: Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm).

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