terça-feira, 9 de novembro de 2010
Planejamento familiar
Planejamento familiar é o conjunto de ações que tem como objetivo auxiliar na saúde da mulher, da criança e na organização do número de filhos que se quer ter, proporcionando-os uma boa educação, conforto e adequadas condições sociais.
Para isso, a Constituição Federal Brasileira desenvolveu a lei de número 9.263, em 12 de janeiro de 1996, que regulamentou o planejamento familiar.
Para informar a população sobre essa lei, o Ministério da Saúde, através de programas, divulga-a por todo o território nacional. Então, nas cidades brasileiras esse acompanhamento é realizado geralmente pelas Secretarias Municipais de Saúde, em postos de saúde e também pelos Hospitais Universitários.
Porém, planejar uma família não se reduz a uma obrigação ou à ética e à moral, mas envolve questões mais abrangentes, como o direito de escolha. Outros fatores são a falta de informação e o difícil acesso aos serviços de saúde, que podem impedir um bom programa familiar.
No entanto, sabe-se que a falta de um planejamento familiar pode desencadear uma qualidade de vida deficitária. Além disso, o não planejamento é prejudicial ao país, considerando o controle de natalidade, superpopulação e os limites do ambiente.
Outra consequência da falta de um planejamento familiar é o aborto. As mães que optam por esse método induzido, por não terem desejado ou não se sentirem preparadas para ter esse filho, traduzem a real necessidade de programar a família, sendo esse um método ilegal e mal visto pela igreja.
Todavia, em uma sociedade que presa a democracia e a liberdade de escolha; independente de mandamentos religiosos, da influência ao sexo liberal e seguro ou do uso de métodos contraceptivos, o planejamento do momento certo de iniciar uma família, está diretamente relacionado a valores, interesses, conhecimento, educação, planos e concepções do casal. Sendo assim, planejar é proporcionar uma melhor qualidade de vida ao novo ser, a nova família e ao país.
por Carolline Schnich, Gabriela Azambuja, Larissa Leão e Paola Marques. Alunas do 1º Ano Ensino Médio – Colégio Marista São Francisco.
Você concorda com as meninas? Deixe seu comentário aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
22:14
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Pena que a cultura instituida ao povo é da bolsa tudo ai eles acham que o negócio é procriar. E Esquecem de que um planejamento é muito mais importante que o paternalismo existente por aqui, e vamos mais quatro anos nessa pouca vergonha.
ResponderExcluirAbraços forte
Bacana teu blog
ResponderExcluirEstou no seu rastro
Abraço