terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vivemos uma crise de valores?

Não poucos garantem que o Brasil vive terrível crise de valores. Vivemos? É tão grave assim? Nem a vida, como valor supremo, restou de prontidão! O que dizer, então, de honestidade, disciplina, respeito ao próximo, ética? Para onde olhamos encontramos circunstâncias e fatos negativos que não mais mexem com a indignação. Parece estar nisso o surpreendente, ou seja, tudo parece fazer parte da normalidade, por mais mórbida e inaceitável que ela seja.

Entre os anos de 2002 e 2014 640 mil brasileiros foram assassinados. Simples assim. A maioria perdeu a vida por banalidades. Por nada matamos, em média, mais de 53 mil por ano, quantia que a guerra na Síria, iniciada em 2011, somente supera em 2014, tido como o ano mais sangrento do conflito. A ONU considera epidemia quando o país registra 10 assassinatos por cem mil habitantes e nós aqui, em alguns estados do nordeste chegamos a 29 por cem mil. Pois é, justo quando mais gente sai da pobreza, mais aumenta o numero de assassinatos entre nós...


No mesmo período 490 mil brasileiros deixaram suas vidas em nossas estradas e em nossas ruas. Quanto custa isso em lágrimas e em dinheiro?

Os índices de violência contra a mulher e contra as crianças (52% delas entre 9 e 13 anos) tem mostrados crescentes números macabros difíceis de serem entendidos.

No campo da corrupção o escândalo na Petrobrás é a parte visível e badalada do salve-se quem puder que tomou conta do cotidiano. Estudos como o da PUC do Rio de Janeiro dizem que o Brasil despeja 50 bilhões de dólares por ano pelo ralo da corrupção.

Entre nós tudo vai ficando superlativo: os assaltos a banco já são contados por dia e os roubos de veículos são contados por minutos; em 2013 a Polícia Rodoviária Federal prendeu 34 mil brasileiro em nossas rodovias por crimes diversos.

As coisas que ocorrem no cotidiano vão se tornando cada vez mais esquisitas e nos anestesiando. É a impressão. O novo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, por exemplo, teve que demitir o novo diretor do Detran do Distrito Federal antes que ele tomasse posse, porque ele estava todo enrolado com o próprio Detran.

Entidade da área empresarial diz que os furtos e fraudes causam prejuízos acima de dois bilhões ao varejo brasileiro. Em São Paulo o Ministro da Justiça, vamos repetir, o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo estacionou seu flamante veiculo em local proibido. E aí, caburé, como fica? Cara pálida, a quem reclamar? O homem é poderoso e estaciona no lugar quiser! Nessa linha, ali no nosso Boqueirão, um cidadão estacionou seu flamante veículo em cima do carteiro central. Claro, tudo fica por isso mesmo.

Juiz de Direito – o estágio que chegamos! – dar carteiraço virou moda. Pego dirigindo irregularmente ou chegando atrasado no aeroporto suas excelências se sentem no direito de perguntar: “você sabe com quem está falando”. Nada, mas nada mais típico de uma republiqueta de banana do que essa expressão.

Dia desses um cidadão passo-fundense, com cara de pau tipo exportação, furou a fila alegando que estava com pressa. Sim, ele estava apressado e se sentiu no direito de desrespeitar seus semelhantes ao invés de levantar cedo. Ali no mercado a senhora elegante dirige contramão para ocupar, indevidamente, vaga no estacionamento. Ela estava com pressa. Outro estacionou na vaga destinada a deficiente físico porque ela estava vazia. Sacaram o raciocínio? Esses fatos não são exceções, fazem parte da rotina.

Novembro de 2014 registrou 175.529 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. 


Quando a isso alinhamos as fraudes no leite, do gelo no peixe, da água na carne bovina e etc. e etc. podemos concluir que realmente estamos passando por uma crise de valores. Ou não?

Ivaldino Tasca.


Comente este artigo.

Um comentário:

  1. Olá, venho aqui para convidar você para cadastrar o seu

    blog no Madruga Links, o mais novo e moderno agregador

    de links, divulgue os seus links!
    acesse:http://www.madrugalinks.br22.net/

    coloque nosso banner em seu blog...
    teremos o mais prazer em aceitar os seus links!

    ResponderExcluir