Segundo especialista, com a popularização da
internet e a facilidade de acesso, o pequeno empresário tem, no comércio
eletrônico, a chance do êxito com pouco investimento.
Alguém já pensou ou sabe como fazer
seus negócios deslancharem na internet? Esta é uma das ideias mais
interessantes para os novos empreendedores. Isso porque nos últimos dez anos,
os investimentos no setor de e-commerce do Brasil cresceram 127%. Ficou interessado?
Em 2013, o comércio eletrônico movimentou R$ 28,8 bilhões no País, conforme
indicam dados da pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada
(GVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio
Vargas (FGV-Eaesp).
De acordo com o publicitário e
analista de e-commerce, Gabriel Bontempo, o mercado na internet é bem
promissor. “O Brasil é um País empreendedor, principalmente quando falamos de
pequenas e médias empresas. Com a popularização da internet e a facilidade de
acesso, o pequeno empresário ou a pessoa que tem vontade de empreender, mas não
pode investir muito dinheiro, tem sua chance,” destacou.
De acordo o levantamento feito pelo
eMarketer, Instituto Especializado em Pesquisas de Mercado, as vendas do e-commerce
no Brasil devem dobrar em cinco anos, passando de US$ 9,58 bilhões em 2011 para
US$ 17,30 bilhões em 2016. Além disso, o estudo também estima que em cada cinco
brasileiros, dois estarão realizando compras on-line daqui a três anos.
DEMOCRACIA NOS NEGÓCIOS
Para Gabriel, o fato de a internet
ser um ambiente mais democrático é o que torna o e-commerce promissor. “O
mercado brasileiro, aos poucos, começa a entender a importância deste comércio
para suas empresas. O investimento deve ser cada vez maior e os resultados
também”, salientou.
O programador e empresário Bruno
Castiglioni, 30 anos, observou a oportunidade de investir em um negócio on-line
de sucesso. “O Brasil tem carência de produtos no meu ramo de atividade, que é
intermediação de produtos importados, especificadamente, em produtos de animes
e mangás,” observou.
Há três anos neste mercado, Bruno
afirma que fez de seu hobby um sustento. “Trabalho com o que gosto.
Praticamente tudo que faço é pela internet, então, hoje faço a intermediação
entre os fornecedores mundiais e os clientes finais. No começo era um extra,
mas hoje é minha profissão.”
GARANTIA DE SUCESSO
A empresária Ana Paula Moreira Lopes,
diretora do Instituto de Educação Avançada Empowerment Profissional, observou a
carência em cursos on-line do Estado de Goiás, por isso, resolveu dedicar seu
tempo nesta área. “Recentemente, montei minha empresa, mas o diferencial é
oferecer, além dos tradicionais cursos presenciais, aulas também on-line”,
informou.
Segundo Ana Paula, a procura por cursos
nesta área tem sido cada vez maior, devido a necessidade de inovar em um
negócio que traga resultados a curto prazo. “O empreendedor de hoje tem que
modernizar, porque o mercado está saturado. Posicionar para algo que seja um
diferencial é uma solução assertiva para os empresários”, ressaltou.
Para Gabriel, o crescimento deste
mercado é devido à facilidade de abertura de uma loja virtual. “Estamos em uma
fase complicada, de recesso econômico, por isso, o comércio eletrônico pode ser
uma boa saída para os empresários não sofrerem tanto prejuízo”, enfatizou.
INVESTIMENTO QUE VALE a PENA
Segundo levantamento realizado pela
empresa E-bit, especializada em informações sobre o setor, o comércio
eletrônico brasileiro faturou, aproximadamente, R$ 35,8 bilhões no ano passado,
O crescimento nominal foi de 24% na comparação com o ano anterior.
Apesar dos números informarem que o
mercado está em alta. Especialistas nesta área acreditam que todo negócio tem
que ser planejado. “Invista em um mercado de nicho. Já temos grandes players no
mercado, que vendem muitos produtos”, informou Gabriel Bontempo.
CONHEÇA SEU NEGÓCIO
A empresária Ana Paula diz que o
segredo, antes de tudo é se informar, planejar e estudar o mercado. “Quando
resolvi abrir minha empresa foquei em estudar bastante, porque apenas saber que
a área de educação é boa, não era suficiente”, relatou.
Quanto a parte de alavancar o
crescimento, o investimento é fundamental. “É preciso investir em mídias e
plataformas que vão trazer resultado. Apenas ter um site não é o bastante. É
preciso divulgá-lo”, afirmou Gabriel Bontempo.
A empresária Ana Paula investe todo
conhecimento que adquiriu se dedicando ao máximo. “Investir em um negócio não é
essencial. Você tem antes que acreditar, ousar, inovar. O mercado on-line é
fascinante. É tanta paixão que até desenvolvi um curso para aqueles que querem
mergulhar neste mercado. Realmente, estou satisfeita com o resultado”,
finalizou a emrpesária. (Com assessoria de imprensa)
“Trabalho com o que gosto. Praticamente, tudo que
faço é pela internet, então, hoje faço a intermediação entre os fornecedores
mundiais e os clientes finais. No começo era um extra, mas hoje é minha
profissão”
“É preciso investir em mídias e plataformas que vão
trazer resultado. Apenas ter um site não é o bastante”
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