sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Comando da própria vida

Como vai você, em relação aos cuidados que merece?
Irrita-se por qualquer nada?
Dorme bem, sem precisar de remédios ou de um drinque pra relaxar?
Quando acorda, já está cansado?
Está sempre nervoso no contato com os que estão à sua volta?
Vive preocupado, sempre trocando uma ansiedade pela próxima?
Se a uma só, dessas questões, você respondeu positivamente, é que está estressado e vem acumulando tensão em cima de tensão.
Hans Selye, médico e autor do livro “A tensão da vida” – (Ibrasa, S.P., 1965) – afirma que estresse, clinicamente, é a reação do corpo humano a um estímulo. Havendo tensão acumulada e contínua, por um longo tempo, a pessoa sob pressão torna-se irritadiça, discute por nada, sente-se extremamente nervosa, desconta nos outros o seu mal-estar constante, por estar desgastada interiormente. Suas emoções tornam-se, demasiadamente, ativas e o sistema imunológico se desliga, deixando-a vulnerável a doenças.
Em relação à comunicação, o estressado distorce a realidade a tal ponto que afirma estar normal, os outros é que não estão bem.
Não é a pessoa, propriamente, que assim se expressa, mas é a tensão que está falando quando ela extrapola e arma o barraco.
Dr. Selye afirma que há tendência em ignorar o acúmulo de tensão resultante dos estressores, na vida diária. Isso porque só se percebe a tensão quando um órgão-alvo [cabeça, estômago, rins, pele] emite um sinal de alerta.
Quando a pessoa sente dor de cabeça, enxaqueca, problema de estômago, alergia, problema renal e outros sintomas, é porque o corpo está fazendo o que pode para alertar, gritando que as tensões se acumularam. Há quem perde o controle ante a realidade distorcida e torna-se vulnerável, sem suportação às mínimas ocorrências circunstanciais. O próprio fluxo da vida , o som da voz da pessoa ao lado, acha que tudo contribui, intencionalmente, para desestruturá-la. Faz interpretação errada das intenções dos outros, vê tudo através de uma lupa que aumenta, exageradamente, os acontecimentos mais simples. Afirma que ninguém a entende, não se dissuade disso porque está desarrazoada e jura estar com a razão.
Você já sabe de tudo isso. Para minimizar essas ocorrências, aproveite a retomada da vida no início de mais um ano, mais um ciclo renovador.
Pratique o sugerido pelos especialistas no assunto: dieta balanceada, nenhum excesso de álcool, nicotina, chocolate; suficiente horas de sono; paradas estratégicas , por alguns minutos para respirar, conscientemente, prestando atenção no movimento do ar sendo filtrado pelas narinas; continue atento na exalação, que não lhe exige esforço algum; verifique se no lugar onde respira não existe poluição física – cheiro forte de produtos – ou poluição emocional: pessoas amargas, de mal com a vida, poluindo o ar à volta.
Admire a natureza, praticando o time-out, ou seja, saindo do que fazia para uma atividade diferente, algo mais divertido, como contemplar uma planta, o céu, um quadro, ligar-se a música ambiente, nem que seja por alguns minutos, que lhe renderão horas de bem-estar.
O controle da tensão é holístico, envolve a pessoa por inteiro.
E chegando o ano novo, vida nova! Convém fazer paradas também para a prática de exercícios físicos, que restauram a perspectiva emocional e mental. A pessoa que pratica exercício físico assume, melhor, o comando da própria vida.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário