quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2015 Chegou! Hora de Reclamar Menos e Agir Mais

Agora que chegamos ao ano de 2015, fica mais fácil olhar para trás e ver o que aconteceu durante o ano passado, além claro de fazer algumas projeções para 2015. Conversando com algumas pessoas próximas, percebi que a maioria acredita que o ano novo será de muitos desafios. Há uma corrente pessimista quanto ao futuro do país e um número razoável de brasileiros parece crer que muitas turbulências surgirão pelo caminho. O que você pensa sobre o ano que terminou e este que temos pela frente?O ano de 2014 começou com otimismo: boa parte das pessoas acreditavam em um “grande ano”. 

Mesmo as vozes que bradavam contra o Mundial de Futebol não tiveram eco no momento em os jogos começaram, e mesmo os mais críticos ficaram surpresos com o resultado final, muito melhor do que o esperado. Cabe destacar como essenciais características tipicamente brasileiras, como o jogo de cintura e a alegria do povo.

 “Não vai ter Copa!”? Aposta equivocada: Depois do Mundial, o assunto “eleições” tomou a agenda de todos e, como esperado, a polarização entre PT e PSDB ganhou ares dramáticos, culminando no resultado mais apertado da nossa recente história democrática.A oportunidade de escolher entre dois projetos de governo diferentes (já não sei se tão diferentes assim, confesso!) é por si só um fato digno de comemoração.

 Infelizmente, após as urnas serem abertas alguns preferiram desqualificar esse direito e atacar aqueles que pensam de forma diferente.Os resultados apontaram o vencedor e cabe à oposição aprender a trabalhar como oposição. Ah, e as pessoas que não compactuam com as posições do governo atual devem seguir protestando, mas sempre respeitando o que é a vontade da maioria.

Momento de arregaçar as mangas e trabalhar: Por mais que as escolhas econômicas que fizemos no passado recente nos tenham jogado nessa cilada de pouco crescimento, juros e inflação em alta, o que mais me preocupa são os escândalos que brotam a cada semana. A impressão que tenho é que vivemos em um país em que existem realidades paralelas: uma delas é composta por pessoas e empresas sérias, fundamentais para o país; a outra está cheia de gente inescrupulosa e que faz de tudo para levar vantagem (corruptos e corruptores), apostando na impunidade.

Para tentar fugir um pouco desse clima pesado e aproveitar o que existe de melhor na passagem de ano, a esperança, convido você, leitor, a fazer um exercício indispensável para o próximo ano: arregaçar as mangas e trabalhar muito pelos seus sonhos!Nunca na história desse país sair da zona de conforto se tornou algo tão importante! Será assim nas finanças pessoais, deixando para trás alguns luxos que se tornam desnecessários no atual cenário; será assim na busca por melhores oportunidades de investimento, olhando um cenário que hoje favorece a renda fixa, mas sem perder de vista as chances que podem pintar na renda variável com a perda de valor (momentânea) de ações de boas empresas.

A questão crucial é que existe rentabilidade muito melhor que a da caderneta de poupança e você está sendo constantemente lembrado disso por aqui. Aproveite que o ano de 2015 começou e comece a agir.Nas realizações profissionais, será um ano de muita dedicação e de manutenção da empregabilidade. É claro que o sonho de conquistar um trabalho melhor nunca deve sumir, mas o fundamental é mostrar produtividade, foco e desempenho para manter sua fonte de renda. O ano de 2015 chegou! É hora de reclamar menos e agir mais para mostrar que você é um profissional de valor e diferenciado.

O planejamento ganha destaque em 2015: Para conquistar tudo o que deseja e seguir em frente em 2015, o mais importante será planejar cada passo com mais atenção e de olho nas finanças. Olhe seus gastos com cuidado, escolha os melhores parceiros (bancos, lojas etc.), invista em projetos que te tornem competitivo e não tenha medo de trabalhar e aprender mais a cada dia.

Comece separando alguns momentos da semana para desenhar quais são de fatos seus objetivos e definir quais são as ações necessárias para alcança-los.Mesmo com toda a dificuldade pintada por tantos especialistas, o ano de 2015 pode ser um ano melhor. Este resultado vai depender do quanto você está disposto a torná-lo mais ou menos difícil. A situação está posta, cabe a você arregaçar as mangas e fazer de 2015 seu feliz ano novo! 2015 chegou, mãos à obra!



Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário