terça-feira, 9 de setembro de 2014

Incentivo à leitura


O tema “frequência de leitura dos adolescentes/ alunos” está constantemente aberto a discussões e jamais perderá seu local de destaque no discurso de pais e educadores. Porém, há o contraponto de que com o avanço tecnológico e o fácil acesso dos jovens à internet e às redes sociais lê-se muito mais do que aqueles que criticam duramente esta falta de leitura e de leitores.
Antes de qualquer suposta solução para a gravíssima problematização devemos nos questionar sobre: O que os adolescentes leem? O que eles deveriam ler? Para quê? Quem deve ser o motivador? Qual o papel da escola como mediadora e formadora de leitores?
A discussão então é de que os alunos leem, mas que não é, necessariamente, uma leitura adequada, visto que o contato com o texto é feito através de “postagens” das redes sociais (Facebook, Twitter, Skoob e etc.) e de todo o universo da internet (sites no geral). Partindo desta afirmação, há o aconselhamento de que a leitura mais adequada é a de obras consagradas no cânone literário e tal prática se dá com a finalidade de agregar cultura e conhecimento para que os alunos obtenham a aprovação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Mas a prática de leitura não deveria ser pautada apenas na aprovação do Enem e sim, na motivação do interesse dos alunos pela literatura e suas obras. Obviamente que cabe ao professor de língua portuguesa e à escola elaborarem ações para que os educandos sejam apreendidos pelos temas e histórias, pois, não há atratividade em expor os períodos literários e cobrar na avaliação esta historicidade dos movimentos da literatura sem o embasamento nos textos que fizerem parte da época.

Sendo assim, prezado professor de Língua Materna, leve para os seus futuros leitores obras que se aproximem da vida e do cotidiano deles, a fim de motivar o prazer pela leitura. Cative-os! Leve o mundo das palavras para que eles possam conhecer e se entreter através da leitura. Realize este sonhado mundo encantado
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