quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Matemática: O gosto pelos números

Para a maioria dos estudantes, a Matemática sempre foi a vilã. Temida. Bastava que se aproximasse o dia da prova e o medo já tomava conta. Goste-se ou não dela, o fato é que essa disciplina está presente nos atos cotidianos mais banais, como calcular o valor do troco no supermercado para não ser enganado. Mesmo que não se tenha utilizado a fórmula de Bhaskara para nada na vida, é bom conhecê-la. Sabe-se lá o dia de amanhã. Brincadeiras à parte, saber Matemática é essencial. Disso ninguém duvida.
Pois os matemáticos agora têm um novo problema - um enorme desafio - a resolver: despertar o gosto pela Matemática entre os brasileiros. Para isso, uma ofensiva está sendo preparada com vistas a despertar o interesse de estudantes para o Congresso Internacional de Matemáticos, que ocorre no Brasil em 2018. Será a primeira vez que a América do Sul recebe o encontro, o maior da categoria em todo mundo.
“Temos no Brasil uma situação particular: um país jovem, que faz a maior olimpíada de Matemática do mundo e que a população tem pouco acesso ao conhecimento científico”, disse, em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana. É necessário, segundo ele, incentivar o gosto pela Matemática e divulgar a relevância do congresso para o país.
A SBM e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) já preparam uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. No próximo dia 18, haverá o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa, no Rio de Janeiro.

A intenção é apostar na união entre teoria e prática. Apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. “Por que o fundo das latinhas de refrigerante é curva? Por que a bola de sabão assume aquela forma?
  Tudo tem uma matemática, que permite economizar nos custos de produção sem perder no volume”, afirmou o professor do Impa, Emanuel Carneiro, que participa com a palestra Quinze motivos para aprender Matemática! A melhor notícia para quem gosta dessa ciência e não poderá ir ao evento: todo o material será disponibilizado na internet.
O edital do concurso também será apresentado nos próximos dias. A expectativa, entre os prêmios, é de que o estudante vencedor ganhe passagem e hospedagem para participar do congresso de matemáticos em 2018.
 O evento ocorre a cada quatro anos e reúne cerca de 10 mil pessoas para entrega de prêmios e palestras. A próxima edição será em agosto na Coreia do Sul.


Comente este artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário