Entre em um cômodo
cheio e se o seu smartphone conseguir encontrar os dados corretos, ele poderá
te dizer se você tem algum vínculo com algumas dessas pessoas.
O aplicativo para
redes sociais denominado SocialRadar, apresentado na quinta-feira, analisa as
redes sociais dos usuários de smartphones, inclusive Facebook e Twitter, e
correlaciona esta informação com os dados de localização do usuário, com o
objetivo de que as pessoas saibam em tempo real quais são as conexões que os
cercam. Desta forma, busca alcançar uma "inteligência em tempo real".
Isto significa que
os usuários podem ver em tempo real as pessoas com as quais compartilha uma
conexão através de vários serviços.
"Há mais de um
bilhão de pessoas com smartphones e mais de dois bilhões de perfis de redes
sociais na internet, mas não há uma interseção desta informação", explica
o fundador e diretor executivo do SocialRadar, Michael Chasen.
Chasen, de 41 anos,
que criou a ferramenta de software educacional Blackboard (Pizarra) em 1997 e a
vendeu em 2011 por US $ 1,7 bilhão, diz que o SocialRadar pode ser útil para a
criação de redes de negócios, assim como para socializar ou encontrar um
companheiro.
"Posso entrar
em um restaurante e encontrar três pessoas com as quais estou conectado",
disse Chasen à AFP durante uma entrevista no escritório do SocialRadar no
centro de Washington.
Controle de privacidade:
Por razões técnicas
e de privacidade, o SocialRadar proporciona esta informação só quando os
usuários já têm uma conexão, como por exemplo no Facebook ou outra rede ou se
utilizam o SocialRadar. Mas Chasen explicou que ainda representa uma grande
quantidade de conexões.
"O que quero
saber é quem está perto de mim e a quem estou conectado", declarou.
O aplicativo pode
criar alertas ou buscar sem um raio específico - de umas poucas centenas de
metros até vários quilômetros - a pessoas com conexões.
O SocialRadar foi
apresentado nos Estados Unidos na plataforma iOS para iPhones e está em
andamento uma versão para Android e Google Glass.
Chasen disse ser
muito consciente dos problemas de privacidade, especialmente sobre a informação
de localização, razão pela qual o SocialRadar permite aos usuários determinar
se querem ser visíveis ou não aos seus amigos.
"Uma das
nossas prioridades mais importantes na construção (do aplicativo) era permitir
às pessoas ter um completo controle de sua privacidade", indicou.
Mas Chasen disse
que durante um teste do aplicativo em que participaram 500 pessoas, a grande
maioria optou por permanecer visível.
"As pessoas
nem sempre querem conhecer todo o mundo, mas querem saber que está ali",
declarou.
Se está trabalhando
em versões internacionais do aplicativo, mas segundo Chasen, esta poderá ser
utilizada por viajantes internacionais, por exemplo para encontrar alguém que
fale seu mesmo idioma ou amigos que possam estar no mesmo local.
A companhia, que
tem 20 funcionários em Washington, recebeu 12.750.000 dólares em fundos de
capital de risco em uma primeira rodada encabeçada por New Enterprise
Associates, GroTech Ventures e Swan & Legend Ventures. Entre os
investidores está o co-fundador de AOL, Steve Case, e o magnata dos esportes,
Ted Leonsis.
AFP - Agence France-Presse.
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