sexta-feira, 19 de março de 2010

A cigarra e os brasileiros



Conto da Cigarra e da Formiguinha é antigo, foi escrita pelo grego Escopo, há mais de 2 mil anos, porém muitos ainda teimam em repetir o erro da cigarra.

A situação pelo qual muitos brasileiros passam hoje nos Estados Unidos vai deixar, na melhor das hipóteses, uma lição para o futuro. Economizar em tempos de fartura para aguentar o das vacas magras.

Entre 2000 e 2006 a economia norte-americana possibilitou a muitas pessoas uma vida de luxo, gastança e fartura desenfreada. Tudo era em excesso e não havia limites para nada.

Não havia motivo para pensar em economizar. Carros de luxo, casas enormes, joias, barcos, viagens e tudo que o dinheiro podia comprar era a palavra de ordem.

Até que a crise chegou para acabar com a festa, pegando muitas pessoas despreparadas para enfrentar um período de dificuldades financeiras.

Hoje muitos agradecem por ter um emprego, por estar conseguindo pagar as prestações da casa e colocar comida na mesa. Outros nem isso. As reuniões que acontecem para ajudar famílias em necessidade, escondem uma verdade que poucos gostam de admitir. Não houve controle e não se pensou no amanhã. O dinheiro saía com a mesma rapidez com que entrava.

Aqueles que tiveram a sabedoria de viver uma vida mais contida e guardaram parte do que ganharam, estão enfrentando melhor a atual situação econômica, podendo até mesmo retornar para o Brasil com a garantia de uma excelente renda.

Como toda crise, ela é cíclica e um dia irá passar. Tempos de fartura virão. Mas será que iremos aprender a lição da cigarra?
Será que aprenderemos que não é o tamanho da conta bancária que determina a nossa felicidade?

Uma notícia dada esta semana na ABC News, mostra o exemplo de uma família que vendeu a casa onde morava para comprar outra com a metade do tamanho. O dinheiro que sobrou foi doado para um fundo de assistência às vítimas do terremoto no Haiti. O casal declarou mais tarde que eles não precisavam de uma casa daquele tamanho, e que muitas pessoas poderiam ter comida e remédios com o dinheiro doado.


Um abraço.
Breno da Mata

Um comentário:

  1. Realmente.
    As pessoas estão contaminadas pelo capitalismo.
    O egoísmo reina neste mundo.
    Muitos pensam: quanto mais dinheiro eu tenho mais feliz eu sou. Engana-se quem pensa assim...
    Quanto mais eu tenho pessoas que me fazem bem ao meu redor que gostam pelo que sou e não pelo que tenho é o que vale e que, consequentemente, nos traz a verdadeira felicidade.
    O dinheiro nada mais é um objeto inventado pelo homem para facilitar trocas de mercadorias e que, de certa forma, trouxe muitos malefícios à nossa sociedade alienada.
    Forte abraço e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir