Um garoto estadunidense marcou seu nome na história da ciência. Quando tinha 15 anos de idade Jack Andraka criou um teste que detecta o câncer de pâncreas de maneira bem mais rápida e fácil do que o já utilizado. O teste chega a ser 26 mil vezes mais barato do que o atual e pode revolucionar o tratamento da doença.
Jack se dedicou a criação deste método porque perdeu uma pessoa próxima vítima deste tipo de câncer, um dos mais letais. Diante disso o garoto buscou uma forma mais eficaz de prevenção. Com a sua criação, Jack ganhou o maior prêmio para pré-universitários na Feira Internacional de Ciência e Engenharia a Intel 2012 e levou para casa 100 mil dólares.
Teste
O exame criado pelo jovem pode detectar o câncer no pâncreas, no
ovário e no pulmão. Ele funciona por meio de um sensor que testa urina e sangue
do paciente, se o resultado der positivo para determinada proteína significa
que o paciente está com câncer. A folha utilizada para realizar o teste muda de
cor conforme a quantidade da proteína no sangue e assim a doença pode ser
detectada antes de se desenvolver. Diante dos bons resultados da invenção, a equipe do laboratório 'Quest Diagnostics' planeja colocar o produto no mercado dentro de 10 anos. Jack irá trabalhar na realização dos testes clínicos do sensor.
O jovem está agora com 16 anos e conquistou o quarto lugar na Feira Internacional de Ciência e Engenharia a Intel 2013 com outro projeto.
Comente este artigo.
Uau! Já tinha lido algo a respeito sobre este garoto e achei interessante este artigo, por isso resolvi passar por aqui! Ótimo exemplo de cidadania e inteligência, só espero que um dia este teste que ele inventou esteja dentro da nossa realidade e que possamos assim lutar contra essa doença terrível. Conheça meu blog: http://aquele-bom-papo.blogspot.com.br/
ResponderExcluirObrigada! :)
Menino super inteligente. Só que vai demorar muito, pra colocar.
ResponderExcluirQue legal, pena que ainda vá demorar 10 anos!!! É de pessoas como ele que o mundo precisa!
ResponderExcluirhttp://gotinhasesperanca.blogspot.com
Karacas...ótima notícia!!! Mas só vai colocar no mercado dentro de 10 anos? Tá de brincadeira hein !!!
ResponderExcluirwww.saudeextrema.com.br
Otima noticia! Mais Quando isso chega no Brasil!
ResponderExcluir