Às 9h do dia 9 de
outubro, quando for aberta a edição 2013 da Feira do Livro de Frankfurt, o
Brasil dará um grande passo para ampliar a exportação de exemplares e direitos
autorais, que vem crescendo a cada ano. Nosso mercado editorial e nossas letras
estarão representados por 70 escritores, um time à altura do significado de
nossa participação este ano como País Homenageado da Frankfurter
Buchmesse, um marco do mercado editorial da Europa e do mundo.
Em função da
homenagem especial, todos os caminhos da feira levarão ao Brasil, cujos
escritores, editoras e livros expostos serão embaixadores de nossa cultura,
contribuindo para que continuem crescendo os números relativos às exportações
do setor, que são mais consistentes a cada ano: em 2010, as editoras que
participam do projeto Brazilian Publishers , parceria da Câmara Brasileira
do Livro (CBL) e da Apex-Brasil, venderam US$ 1,65 milhão em exemplares ao
exterior. Em 2011, o valor passou a US$ 1,85 milhão e, em 2012, a US$ 2,4
milhões. Foi uma expansão de 45% no período. As exportações de
direitos autorais evoluíram de US$ 495 mil, em 2010, para US$ 880 mil, em 2011,
e US$ 1,2 milhão, em 2012, com um aumento de, nada mais, nada menos, do que
143% em dois anos.
O Brazilian
Publishers existe desde 2008. Hoje, conta com a participação de mais de 60
editoras dos segmentos Infantojuvenil, Científico, Técnico e Profissional,
Religioso e Obras Gerais. O programa incentiva a venda de direitos autorais e
de livros, por meio da participação das editoras nas principais feiras
internacionais. Também promove a vinda de compradores, jornalistas e formadores
de opinião ao País, faz a capacitação dos empresários brasileiros e realiza
estudos de inteligência comercial, além de iniciativas para a prospecção de
mercados.
A parceria
CBL/Apex-Brasil foi renovada para o período de setembro de 2012 a outubro de
2014, com o aporte de R$ 3,47 milhões para investimentos na internacionalização
do livro. No contexto desse programa, atuaremos fortemente em atividades
promocionais em mercados como o do Chile, Angola, Colômbia, Coreia do Sul,
Estados Unidos, França e México.
O trabalho
realizado com vistas à participação na Feira de Frankfurt 2013 é uma ação muito
especial e mais um exemplo do quanto é possível fazer para a promoção
de nossa produção editorial no exterior. A cidade, um dos principais centros
financeiros mundiais e polo de uma desenvolvida região metropolitana, estará
revestida de brasilidade, e não apenas no pavilhão de exposições! A
partir de agosto, o Brasil já será tema de intensa programação, que ocupará
espaços estratégicos do circuito cultural.
Todas as ações
voltadas à internacionalização de nossa produção editorial somam-se a outros
esforços prioritários no sentido de ampliar o hábito de leitura em nosso
próprio país. Esse empenho está expresso na paulatina queda de preços e em
iniciativas como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo (com 750 mil
visitantes em 2012), Prêmio
Jabuti, estímulo e apoio a eventos nacionais. São ações importantes, pois
o livro é fiador do desenvolvimento e da justiça social. Por isso, são
decisivas as estratégias voltadas à disseminação da leitura e ampliação do
acesso dos brasileiros à informação e à cultura.
Os números mostram
que estamos avançando nesse processo. Segundo a última edição da pesquisa Fipe
“Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, as editoras brasileiras
comercializaram aproximadamente 469,5 milhões de livros em 2011, estabelecendo
um novo recorde de vendas para o setor. O número é 7,2% superior ao registrado
em 2010, quando cerca de 438 milhões de exemplares foram comercializados. Do
ponto de vista do faturamento, o resultado também foi positivo, e atingiu a
casa dos R$ 4,837 bilhões – um crescimento de 7,36% sobre o ano anterior, o
que, se descontada a inflação de 6,5% pelo IPCA do período, corresponde a um
aumento real de apenas 0,81%. Isso também evidencia a queda real dos preços.
Todos esses avanços
do mercado editorial brasileiro são relevantes, nos permitindo ter muito de
positivo para mostrar na Feira de Frankfurt este ano. Os alemães e
os visitantes de todo o mundo que irão ao evento conhecerão um pouco mais o
Brasil, sua cultura, história, economia, temperos e ritmos. Perceberão,
sobretudo, que também somos um país dos livros.
Por. Karine Pansa.
Por. Karine Pansa.
(Empresária do
mercado editorial, é a presidente da Câmara Brasileira do Livro).
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