quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Inteligência artificial, no reinado da Mente
Por acaso você já parou alguma vez para pensar sobre o que pode estar acontecendo com você quando se "pluga" na Internet?
Estou exatamente neste meu precioso momento/vida aqui bem em frente ao computador, buscando a melhor forma para expressar um assunto que tem assolado o meu pensamento e acredito o nosso mundo de hoje.
Em nossa atualidade, mais do que nunca sabemos que temos como forte extensão dos nossos eus uma rede de conexão que é exatamente a via do computador. Estou fazendo uso disso agora e você também está e deste modo teremos a sensação "virtual" de estarmos mais próximos.
Resumindo, eu acabo entrando "virtualmente" dentro da sua casa, escritório, etc. e mais, dentro de você, dentro da sua mente. E neste seu momento de solidão, de estar só consigo mesmo, junto com os seus pensamentos, estamos unidos. Um aspecto da minha mente transita dentro de você.
Já parou para perceber o quanto, nas suas pesquisas por essa via, mentes e mais mentes se interconectam como se fizessem parte de um único cérebro pensante que projeta milhões de idéias e informações por segundo?
Observe, hoje em dia, com o advento da era da comunicação pelo computador, como anda a velocidade da sua mente. Como este mundo pode te parecer cada vez mais e mais monótono te levando a crer que a sua comunicação mais "eficiente" com o outro e, porque não dizer, com o próprio mundo fica muito melhor pela via da rede. Constato também que inúmeras pessoas permanecem viciadas numa variação infinita de jogos ou atividades existentes na Internet.
A questão sobre estar permanentemente "plugado", engloba as redes sociais que inserem humanos em grupos onde podem se identificar ou onde apenas são especuladas possíveis identificações. O efêmero, a rapidez de tudo e a fuga do sentimento de vazio interior apressam ainda mais o que já vem se acelerando pela Internet.
O ficar só consigo mesmo, ou mesmo a relação genuína com o outro, passa a ser despercebida. E com isso tudo é que novamente driblamos a finitude, na ilusão de um status de continuidade onde pouco ou mesmo nada de valor tem importância para que se crie um vinculo real. As comunidades são virtuais, e quando os contatos, em salas de chat ou pelo e-mail, perdem o interesse, basta apenas um simples clique em deletar...
Vejo hoje muitas das pessoas que procuram auxilio terapêutico, estão agoniadas na ânsia de encontrarem um significativo, com autonomia e aliado a um sentimento de realidade. Existe uma angustia consistente sobre o verdadeiro sentido de si mesmo, a busca de sentir-se efetivamente vivo. Pessoas viciadas em Internet me trazem em continuação esse tipo de queixa. Até a satisfarão sexual fica para muitos só no plano virtual...
Este é o reino Mental invadindo seres biológicos. É a Inteligência Artificial na qual impera o reinado Mental. Somos seres biológicos e estamos existindo também pelos nossos pensamentos dentro deste reino Mental. Resta questionar se este reino é o que está existindo em nós sem que possamos nos dar conta, assim como o homem, um ser biológico, domina o reino animal, sem que o mesmo supostamente se dê conta deste fato.
E quanto a você? Será que pode exercer o seu poder de escolha no universo virtual ou está à mercê dele com todas as implicações sutilmente delineadas neste texto?
A pergunta maior é: - Até que ponto você entende que exerce autonomia sobre si mesmo na era da inteligência artificial?
Por Silvia Malamud.
Você tem controle sobre isso exposto no texto? Comente, participe!
Postado por
William Junior
às
01:53
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
N a verdade e muito bom ressaltar , que precisamos ter cautela e auto-dominio
ResponderExcluirAbraços !
A máxima “somos o que comemos”, aplica-se ao artigo.
ResponderExcluirSe vejo que algo que uso ou desfruto me faz mal, o que devo fazer? Afastar-me dele,no caso do meu exemplo, parar de comer aquilo! Existem internautas dependentes sim, é verdade, mas pessoas que se influenciam por tudo que vêem e lêem na internet, realmente precisam de tratamento terapêutico! Talvez num futuro próximo, quando abolirem o computador e ficarmos 24 hs conectados por dispositivos cerebrais, aí sim deveremos ter medo! Abraço, muito legal seu blog!