domingo, 9 de janeiro de 2011
Sua vida parece previsível demais ?
Só o espaço civilizado "parece" mais previsível e rotineiro. Contudo esta é também uma ilusão, pois os seres humanos se manifestam dos modos os mais diferentes. Vide as diferenças nas práticas alimentícias ou de vestuário nas diferentes culturas.
Pode ser confortável e dar uma sensação de segurança o fato de você ser repetitivo. Afinal você teve todo o tempo de sua vida para adaptar-se aos seus familiares mais próximos, ao grupo de amigos, às orientações e exigências educacionais e, mais ainda, procurando assegurar o seu desenvolvimento e o sucesso profissional. Ora, isto posto, pense em quantas atitudes, idéias, explicações e justificativas -a respeito de tudo e de todos- que você já assimilou ao longo do seu caminhar. Não é talvez esta a maior parte do que você entende como sendo você mesmo.
Acaso você já se viu cobrado a mostrar-se coerente em suas ações? A mostrar um misto de lógica e de previsibilidade naquilo que pensa? É óbvio que sim, não é ?!
Você se sente à vontade para mudar o seu modo de ser, de pensar ou de agir de um dia para outro? Não?!
Pois bem, você tem uma parte sua que é habitual, repetitiva, que acredita e pensa quase sempre as mesmas coisas. Seus pontos de vista - quando são muito arraigados - não lhe deixam muita margem para a criação, a espontaneidade e a liberdade. Você não é livre de ser, agir ou fazer. Você às vezes se cansa de ser tão previsível. Paradoxalmente sente um medo mortal de mudar, de arriscar, de perder o que tem ou o que conseguiu...
Existe algo que poderíamos chamar de EU HABITUAL. Uma estrutura da qual dependemos, para ter uma noção da nossa própria existência como separada da existência dos outros. Esta estrutura precisa desesperadamente de sentir segurança em um mundo em contínua mudança e... bendito seja o hábito, pois ele nos livra da necessidade de tomar decisões e de rever as direções que tomam os nossos passos no AQUI E NO AGORA... Só que esta maravilha adaptativa -o EU Habitual- depende de um mundo rotineiro e repetitivo para ter sucesso no seu agir. Infelizmente o mundo está em continua mudança e a multiplicidade é a sua nota principal, pois toda a natureza se baseia na pluralidade e no embate de forças poderosas e freqüentemente contrárias.
Por Luís Vasconcelos.
Comente aqui no blog ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
16:23
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Salve, nobilissímo Confrade!
ResponderExcluirO Cavaleiro Virtual o congratula efusivamente por sua abordagem tão clarividente e consistente de um assunto tão paradoxal como o ser enquanto ente social!
De fato, a existência humana enquanto individuo inserido em certo contexto de obrigatória convivência e sobrevivência de um coletivo qualquer é, inevitavelmente um constante exercício de adaptação.
Assim sendo, somos levados a nos ajustarmos a cada circunstância que nos requeira conformação, para que sejamos aceitos e "louvados" segundo este ou aquele conceito de "normalidade", pois como desde há muito nos tem sido dito, "o homem é produto do meio, muito embora Caetano Veloso, sua peculiar filosofia libertária nos diga com toda a propriedade que: "De perto, nenguém é normal!
O Cavaleiro Virtual o reverencia!