segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Estilo de vida: esta é a melhor opção



Qualidade do estilo de vida é a arma mais poderosa tanto para proteção, como para desencadear doenças.
A globalização, o excesso de trabalho, os fast-foods, o sedentarismo, noites mal dormidas, enfim, os hábitos de vida modernos são os grandes vilões contra nossa saúde. Além das doenças cardiovasculares, que são a primeira grande causa de morte segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não podemos esquecer que aproximadamente 90% dos casos de câncer estão associados ao estilo de vida.

Segundo o Inca, as projeções de casos de câncer para 2011 são equivalentes às estimadas em 2010: se aproximam de meio milhão nas suas formas mais variadas de manifestação. Boa parte das doenças cardiocirculatórias e tumorais pode ser evitada se, desde nossa infância, passando pela juventude e na vida adulta, mantivermos hábitos mais saudáveis. O que não é difícil.

De que maneira é possível reduzir os riscos e porque não cuidar deste único corpo que temos? Eis algumas dicas para minimizar as agressões ao corpo:

-Praticar atividades físicas: ao menos meia hora por dia, três vezes por semana. Estas atividades ajudam na prevenção de tumores, melhoram o sistema cardiorrespiratório, ósteo-muscular e auxiliam contra depressão

-Evitar a ingestão de gorduras de origem animal: churrascos e frituras, principalmente carnes vermelhas

-Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas: uma taça de vinho ou uma caneca de cerveja por dia são até saudáveis. As destiladas estão entre as que devem ser evitadas, e o risco de desenvolver câncer, é diretamente proporcional à dose ingerida

-Não fumar: 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao tabagismo. Vale lembrar também os riscos das moléstias cardiorrespiratórias, das doenças pulmonares obstrutivas crônicas e dos enfisemas

-Usar e abusar das frutas, legumes e verduras (livres de agrotóxicos): os vegetais são armas muito poderosas na luta contra o câncer de mama, próstata, boca, estômago, intestino. As frutas vermelhas, ricas em licopeno, são excelentes protetoras contra o câncer de próstata, e as que contém fibras, contra o câncer de intestino, assim como os cereais, que também são nossos protetores

-Evitar o sol no período entre 10 horas e 16 horas. Usar sempre filtro solar nas partes do corpo expostas ao sol, e especialmente as pessoas com pele clara.
E um recado aos homens com idade a partir dos 40 anos: realizem o toque retal anual além de avaliar os níveis de PSA no sangue. Consultem um urologista.

Já as mulheres, após a primeira relação sexual, devem realizar periodicamente o exame de Papanicolau (prevenção do câncer do colo do útero) e seguir as orientações do ginecologista. E lembrem-se: toda mulher após os 40 anos deve fazer o exame de mamografia regularmente. Fale com seu médico, ele a orientará.

A principal das dicas é cuidar melhor de nosso corpo, ter uma vida mais saudável e de forma simples. Vamos promover uma corrente pela boa qualidade de vida, e assim alcançar maior longevidade. Pense nisto.

Por José Roberto Fígaro Caldeira.

Você pode comentar aqui no blog ou no dihitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário