quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Redoma narcísica: egípcia ou não!
Há anos observo um fenômeno peculiar em muitos que possuem algum tipo de poder: a redoma narcísica. O narcisismo é peculiar ao ser humano, infimamente, o que acaba se transformando num bem, pois fortalece a auto-estima de cada um.
Gostar de si é necessário!
Entretanto, quanto maior o exercício do poder, maior a tendência a um gostar de si exacerbado, muito longe do mínimo necessário para o bem viver. A metáfora da redoma lembra um espaço circular, como uma pequena gaiola, onde o narcisista se situa no seu meio. A questão é que este interior é feito de espelhos, permitindo que somente a sua imagem se reflita, o que aumenta cada vez mais o amor por si (é meio parecido com o mito de Narciso mesmo). A redoma também simboliza uma ruptura com o ambiente externo, não permitindo conexões e impedindo o recebimento e a aceitação de quaisquer críticas.
Este tipo de narcisista de acha o tal. Necessita de elogios, verdadeiros ou não. O importante é ser elogiado. Por isso prefere os puxa-sacos e bajuladores, cujo séquito o persegue durante toda a sua vida, servindo de pára-choque contra as inconvenientes e inaceitáveis apreciações negativas da sua pessoa ou de suas atitudes. Nessas situações se acha incompreendido e injustiçado, pois a beleza do seu pensamento e das suas atitudes nem sempre são compreendidos pela patuléia (todos os outros). Tais criaturas são potencialmente perigosas, pois ignoram os demais no seu culto solipsista. Fingem, manipulam e mentem com freqüência.
A crise egípcia remete a esta redoma, cujo narcisista mor é Mubarak. É presidente há mais de 30 anos e, não obstante algumas concessões, não aceita as objeções ao seu governo. Se acha o cara. Em situações extremas como esta, ou o povo balança as ruas, ou a redoma jamais se partirá. A questão é que os espelhos também quebram e cortam “pra caramba”...
A questão é o poder, até mesmo porque poucas coisas (talvez nada) fascinam o ser humano como o seu exercício. Não é a toa que Nietzsche afirma que a essência da natureza humana é a busca de poder. E é por isso que se faz tanto para possuí-lo e exercê-lo.
Felizmente, este novo mundo impulsionado pelas comunicações globais em tempo real forja uma nova cidadania que possibilita mobilizações e ações não possíveis há poucas décadas atrás. Cai o ditador tunisiano (outro provável narcisista, como todo ditador) e o Egito entra em ebulição, com fortes repercussões em regimes opressores árabes da Argélia, Jordânia e Iemen.
Parece o fim dos ditadores (não o fim dos narcisistas da tal redoma, pois estes nunca acabam). Espera-se que seja. Fidel e Raul Castro ainda não se ligaram. Hugo Chavez menos ainda (diz se preparar para mais uma fraude, digo, mais uma eleição para acrescer mais 6 anos aos 12 de governo).
Enquanto isso, na terrae brasilis, a mídia brasileira evidencia Ashton Kutcher (cuja única coisa boa é a Demi Moore), um imbecile narcisista que ao chegar disse estar preparado para o Brasil, mas não saber se o Brasil está preparado para ele (não aprendeu que se não sabe o que falar deve calar a boca para não falar asneira)! No campo da política a grande novidade é a eleição do narcisista Sarney como Presidente do Senado! Dai-nos paciência para suportar tais conchavos espúrios!
Pois é. A tal redoma narcísica não existe somente no além-mar. Existe no continente latino-americano e no Brasil. Também se encontra em nosso quintal!
Por Giovani Corralo.
Gostou? Comente aqui ou no dihitt.
Postado por
William Junior
às
17:39
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Belissima critica politica, o povo cada vez mais tem mostrado que não suportará mais estas situações descabidas como as vivenciadas por estes povos que finalmente estão se mobilizando para acabar com tais regimes, e como você disse não é apenas na esfera politica que a redoma atua, este sentimento se da em quase todo aquele que exerce poder, ou alcança alguma fama.
ResponderExcluir