sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cisnes e patos...



Quase todo mundo já sabe, os patos são promíscuos e os cisnes monógamos. Eu tinha ouvido falar, mas tinha esquecido. Esta semana voltei a ouvir este fato e desejo compartilhar com os que não sabiam e com aqueles, que como eu, já não lembrava.
Não resisti e fiz uma comparação com a minha própria vida, e olhando para trás percebi que durante muito tempo fui um pato. Minha geração foi educada numa cultura que ensinava aos homens a serem patos e as mulheres cisnes. Se você tivesse nascido um cisne era obrigado, culturalmente, a se transformar num pato, e se uma mulher tivesse nascido com vocação para ser uma pata, obrigatoriamente, deveria aparentar ser um cisne.

Crise de identidades desde o berço. Quiçá isto explique um pouco os problemas de relacionamento que as famílias dessa geração vivem na atualidade. Muitos cisnes comportando-se como patos e vice-versa.
Os jovens de hoje já não tem esse problema, mas a mídia intenta convencê-los que todos devem transformar-se em patos (Vide BBB 11). Não encontram formas de comparar com exemplos de cisnes, nem na televisão, nem nos livros ou jornais. O que é destacado nas notícias são as separações e/ou traições dos famosos (efêmeros). É o que vende e alimenta os médios de comunicação.

A vida está cheia de cisnes, alguns nem percebem que o são, outros estão disfarçados de patos, mas cuidado, existem muitos supostos cisnes que são patos enrustidos. Acredito que o maior problema é que cada um de nós deveríamos fazer um exame de consciência e ver o que realmente somos e não o que a sociedade nos influencia a ser. Ditosos aqueles que sempre souberam o que são independentemente de terem nascido no meio de patos, pois conseguiram crescer plenamente na sua condição de cisnes (Patinhos Feios). Descobri após dos cinqüenta que poderia ter vivido toda minha vida como um cisne. Só o descobri quando um cisne me reconheceu e ajudou-me a olhar-me no espelho. Não tenho nada contra os patos da vida, devem viver de acordo com sua natureza, mas esta mensagem é para todos aqueles que estão vivendo como patos, quando na realidade são cisnes. Posso dar meu testemunho, é muito bom viver sendo um cisne, mas muito mais importante é viver sabendo quem você é, pato ou cisne, mas viver de acordo com a sua natureza.

Vivi muito tempo como pato, e agora vivo como um cisne, muitos dos que me conheceram quando era pato poderão dizer, ele nunca foi ou será um cisne. Os que hoje convivem comigo poderão não acreditar que alguma vez fui um pato, mas a verdade é que acho o máximo compartilhar minha vida com o meu cisne, a quem vejo como meu espelho.


Por Ricardo Irigoyen.

Você se classifica um Cisne ou um Pato?

Comente, participe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário