sábado, 17 de abril de 2010

Somos mesmo um povo civilizado?



Certa feita, e isso já faz um tempão, eu li, também não lembro o nome do livro, que um náufrago depois de dias perdido no mar, e já desesperado, chegou a uma praia de lugar desconhecido. Procurando vislumbrar socorro, viu, não muito distante, homens pendurados por cordas. Estavam enforcados. Mesmo fraco e abatido, o homem ajoelhou-se e, de mãos postas para o céu, exclamou: “Graças a Deus! Estou entre gente civilizada”. Na sua agonia não falou por deboche. Naquele momento os seus olhos cansados não devem mesmo de nada enxergar além das aparências. Isso não aconteceu no nosso País. Talvez o Brasil não fosse ainda sequer imaginado pro navegantes portugueses.
Mas o que interessa é o Brasil! Esse é um país civilizado? Quem começou essa civilização senão degenerados, ladrões, assassinos, deturpados, estupradores, e outros canalhas que aqui desembarcavam como escravos para tirar o outro que era enviado para Portugal? Começava, ali, a formação de uma nação. Quem tinha inteligência para ser líder? Quem tinha sangue nobre? Ninguém. Os tempos se foram céleres. O resultado é esse aí: pais espancando filhos, maltratando crianças e até matando-as pelo simples desejo de matar. Homens agressivos, alcoólatras, imbecis que não se pejam em espancar mulheres. Aquelas mesmas que os guardaram em seus corações. Querem pior? Filhos estuprando as mães, filhos espancando as mães e bebês estuprados por pais ou padrastos. Ainda existe esperança? Em que acreditar? Na religião? Nos políticos? Nos governantes? Os religiosos formam o símbolo capaz de nos fazer acreditar e respeitar as leis impostas por Deus. Onde estão esses religiosos? No Vaticano? Onde são guardadas as maiores riquezas do mundo? Não é ali que estão acontecendo sem-vergonhices promovidas por padres e superiores hierárquicos? Fatos nojentos que devem preocupar o próprio Deus e ao filho Jesus? Padres que falam em pureza da alma, na maneira como evitar os pecados são presos como pedófilos? E pedófilos descarados. Somente na Itália 130 religiosos foram bater de frente com a Justiça.
E outras religiões? Pastores, não todos é claro, mostram a Bíblia de olho em crianças que podem se tornar vítimas de suas taras como pedófilos? Os políticos? São poucos os honestos, os equilibrados que buscam fazer jus ao poder. Tem político que, quando eleito, já pensa mais ou menos assim: “Quem vou passar para trás? E já fazem planos de suas trapaças.
País civilizado? Formado de homens que não levam desaforo para casa e estão dispostos a morrer pela pátria, homens corajosos? Uma jovem recebeu 26 facadas dentro de estabelecimento comercial lotado. Quantos assistiram? E ninguém fez nada? Não havia à altura da mão pelo menos uma garrafa para tentar ajudar e dar-lhe socorro. Todos se acovardaram.
Civilizado um país onde ricaços criam cães de raça, de alto custo, que frequentam dentistas e veterinários caríssimos, mas que não oferecem um pedaço de pão a uma criança faminta? Civilizado um país onde jogadores de futebol, analfabetos, ganham fortunas, e em hospitais morrem centenas de pessoas diariamente por falta de remédios ou de profissionais competentes?

Edson Costa.


O que achou do texto? Comente aqui no blog ou use o dihitt.

4 comentários:

  1. QUE POST FASCINANTE!
    AMIGO WILLIAM JUNIOR
    Um retrato magistral da nossa (in)civilização!
    Parabéns pelo excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Oi amigo William

    Eu concordo com o Caetano, existem tantas noticias boas e uteis, sendo o que dão mais destaques são as noticias ruins e sensacionalistas que não leva o Brasil a lugar nenhum.O incrivel que como nós estamos bem longe de ser um pais com pessoas civilizadas, pois é normal a pessoa matar e roubar, quando era pra ser uma coisa anormal, sendo que quando se encontra uma pessoa honesta que devolve um dinheiro que achou ou ajuda o proximo, vira manchete como se fosse uma coisa do ouro mundo e que isso deveria acontecer sempre, no nosso dia a dia mesmo
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Em primeiro lugar gostaria de parabenisar pelo desabafo. E concordar em gênero número e grau, pois Nem Jé nem Jó na causa pode salvar. Um país de pessoas que querem sempre se dar bem em cima da cabeça dos outros não pode nem será um país civilizado. Pessoas que trocam de marido por dinheiro, mentem para os filhos, amigos e pais, pessoas que vivem em comunidade e nem se olham. Não dá pra acreditar que essas pessoas estudaram, tiveram formação, família, amigos, pois mais parecem um bando de estranhos que olham sempre e só para seus umbigos. Mas como sempre haverá um otário pra dez espertos não acredito mais em mudanças radicais e atitudes louváveis. É cada macaco no seu galho e o resto dos amimais que se vire para sobreviver.
    Brasil de orgulhosos cidadão, de títulos homéricos, de carnaval invejado pelo mundo de paisagens estonteadamente lindas, mas com esta mentalidade que não ajuda em nada o nosso desenvolvimento.

    Quem sabe depois que nossa espécie seja extinta a vida aqui na terra realmente seja um paraíso.

    Sem homens este planeta será o melhor local da galáxia. Só não pode vir mais um Maomé e querer fazer tudo de novo, pois já está mais do que provado que o maior pecado de Deus foi fazer o homem a sua imagem e semelhança, antes nos tivesse feito semelhantes a um golfinho.

    Abração e boa sorte nas próximas eleições.
    Que Os Deuses nos Salvem do pior.

    ResponderExcluir