terça-feira, 6 de abril de 2010
Em busca da razão
Léon Denis, um dos principais colaboradores de Allan Kardec nos primórdios da Codificação, diz, no livro O problema do ser, do destino e da dor, que o Espiritismo veio, no momento previsto pela Espiritualidade Superior para absorção e gáudio do homem que estivesse preparado para recebê-lo.
No texto abaixo, Léon Denis afirma que o Espiritualismo moderno, que corresponde ao Espiritismo codificado, dirige-se precipuamente às almas mais desenvolvidas e emancipadas das amarras que mais têm prejudicado a humanidade, esclarecendo:
“...O Espiritualismo moderno dirige-se principalmente às almas desenvolvidas, aos espíritos livres e emancipados, que querem por si mesmos achar a solução dos grandes problemas e a fórmula do seu Credo. Oferece-lhes uma concepção, uma interpretação das verdades e das leis universais baseada na experiência, na razão e no ensino dos Espíritos. Acrescentai a isso a revelação dos deveres e das responsabilidades, única condição que dá base só¬lida ao nosso instinto de justiça; depois, com a força moral, as satisfações do coração, a alegria de tornar a encontrar, pelo menos com o pensamento, algumas vezes até com a forma, os seres amados que julgávamos perdidos. À prova da sua sobrevivência junta-se a cer¬teza de irmos ter com eles e com eles reviver vidas inu-meráveis, vidas de ascensão, de felicidade ou de progresso. Assim, esclarecem-se gradualmente os problemas mais obscuros, entreabre-se o Além; o lado divino dos seres e das coisas se revela. Pela força desses ensinamentos, a alma humana cedo ou tarde subirá e, das alturas a que chegar, verá que tudo se liga, que as diferentes teorias, contraditórias e hostis na aparência, não são mais do que aspectos diversos de um mesmo todo. As leis do majestoso Universo resumir-se-ão para ela numa Lei única, força ao mesmo tempo inteligente e consciente, modo de pensamento e ação. Por ela achar-se-ão ligados numa mesma unidade poderosa todos os mundos, todos os seres, associados numa mesma harmonia, arrastados para um mesmo fim...” (p. 28).
2 – Por último, nessa primeira parte do livro citado, o autor reconhece que o Espiritismo, doutrina tríplice, representa a síntese do conhecimento, pleno da luz do saber e de indizível beleza poética, afirmando:
“...Dia virá, em que todos os pequenos sistemas, aca¬nhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da ideia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento. Nesse acordo magnífico, as ciências fornecerão a precisão e o método na ordem dos fatos; as filosofias, o rigor das suas deduções lógicas; a Poesia, a irradiação das suas luzes e a magia das suas cores; a Religião jun¬tar-lhes-á as qualidades do sentimento e a noção da esté¬tica elevada. Assim, realizar-se-á a beleza na força e na unidade do pensamento. A alma orientar-se-á para os mais altos cimos, mantendo ao mesmo tempo o equilíbrio de relação necessário para regular a marcha paralela e ritmada da inteligência e da consciência na sua ascensão para a conquista do Bem e da Verdade” (p. 29).
Weimar Muniz de Oliveira.
Postado por
William Junior
às
12:50
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DISCORDO QUANDO ELE DIZ:O Espiritualismo moderno dirige-se principalmente às almas desenvolvidas, aos espíritos livres e emancipados, que querem por si mesmos achar a solução dos grandes problemas e a fórmula do seu Credo.
ResponderExcluirPOIS A BÍBLIA NOS ENSINA DIFERENTE:
Salmo 90
Tu que estás sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Onipotente,
dize ao Senhor: ” Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus em quem confio.”
Ele te livrará do laço do caçador, da peste funesta;
ele te cobrirá com suas penas, sob suas asas encontrarás refúgio.
Sua fidelidade te servirá de escudo e couraça.
Não temerás os horrores da noite, nem a flecha que voa de dia,
nem a peste que vagueia nas trevas, nem a epidemia que devasta ao meio dia.
Cairão mil ao teu lado e dez mil à tua direita; mas nada te poderá atingir.
Basta que olhes com teus olhos, verás o castigo dos ímpios.
Pois teu refúgio é o Senhor; fizeste do Altíssimo tua morada.
Não poderá te fazer mal a desgraça.
Nenhuma praga cairá sobre tua tenda.
Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos.
Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra.
Caminharás sobre a cobra e a víbora, pisarás sobre leões e dragões.
“Eu o salvarei, porque a mim se confiou; eu o exaltarei, pois conhece meu nome.
Ele me invocará e lhe darei resposta; vou salvá-lo e torná-lo glorioso.
Vou saciá-lo com longos dias e lhe mostrarei minha salvação.”
MESMO TENDO O LIVRE ARBÍTRIO É NESCESSÁRIO, QUE TENHAMOS CONFIANÇA E SEGURANÇA NO SENHOR, EKLE É DONO DE TODA A VERDADE, E NÃO O HOMEM.
NÃO ACREDITO QUE EXISTA ALMA DESENVOLVIDA O SUFICIENTE, QUE NÃO NESCESSITE DE DEUS NA HORA DO APERTO.
É APENAS AMINHA OPINIÃO, ME PERDOEM SE NÃO POSSO CONCORDAR, MAS RESPEITO AS OPINIÕES E CRENÇAS DE CADA UM.
FELICIDADES E MUITA PAZ!!!!!!!!
Willian passei para conhecer seu blog ele é espetacular, show, no°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
ResponderExcluirUm grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha