quinta-feira, 1 de abril de 2010

Que Deus fale com você



Profissionais das mais variadas áreas de atividade e do conhecimento humano buscam a meditação como uma forma de se fortalecerem para os embates do dia-a-dia. O intelecto transformou-se na maior força de trabalho do homem. Nada mais justo que essa função mental seja enaltecida e estimulada, mas será mais enriquecida através das práticas de meditação, que traduzem um potente meio de autocontrole. Mais interessante ainda é notar que a meditação, que sempre foi conhecida no Ocidente como uma simples prática devocional, ganhe as luzes e explicações científicas das quais sempre foi merecedora no Oriente. A meditação hoje é prática adotada entre os mais variados grupos. Executivos de alto escalão estão descobrindo que meditar auxilia o pensamento lógico-contínuo.
A serenidade advinda dos momentos de recolhimento e introspecção gera insights poderosos, criativos e de grande valia para os que dependem de agilidade mental em seu campo profissional. A mente criativa se beneficia, e muito, com os efeitos das técnicas meditativas.
São comuns cursos e mais cursos sobre “A Arte da meditação”. Isto é bom, porque traz para o ser humano novos meios de vencer os males da época: o estresse, a depressão, a emoção mal conduzida. Vale ressaltar que a meditação não exige e nem pede aparatos exóticos, crendices e nem panacéias. Meditar é extremamente simples. Simples e necessário para a paz mental, o equilíbrio emocional, a acuidade e percepção intra e interpessoal.
Meditação é um caminho de encontro da criatura consigo mesma. É uma forma de sintonia com as correntes superiores da vida, reconduzindo o ser à sua destinação divina. Nada tem de extravagante.
Mestres e médicos indianos e ocidentais, conceituados e idôneos, têm trazido do Oriente o conceito real da meditação, desmistificando os exageros que a ingenuidade acolheu, dando um sentido sério e isento de fanatismos para esta prática asserenadora das correntes mentais que conecta o homem ao sagrado. Entre tantos respeitáveis estudos e trabalhos salientamos os de Swami Vivekananda, Paramhansa Yogananda, Sathya Sai Baba. Aqui no Brasil, o grande expoente destes grandes mestres é sem sombra de dúvida, o filósofo e pensador Huberto Rodhen, que de seu ashram em Jundiaí SP, espalhou pelos quatro cantos do país sua técnica segura, devocional e profundamente filosófica. Ela desperta em todos os que tiveram a oportunidade de entrar em contato com seus cursos, livros e workshops de recolhimento e liberação espiritual, a grande motivação para o exercício diário das práticas meditativas.
Como técnica, a meditação envolve o canal do intelecto, da mente, centrado em um único ponto de interesse ou idéias. Como processo de iluminação espiritual leva o indivíduo à ligação direta com os planos superiores da vida. Através do contato com a fonte espiritual superior, fortalece, ampara e propicia o grande silêncio interior, para que flua a intuição, naturalmente reveladora. Sobre este estágio escreveu o professor Huberto Rodhen: “ ensina-me Pai, a sintonizar as antenas de minha alma por tuas ondas, para que eu possa captar, no meu receptáculo finito, as vibrações de tua vida infinita.”
Fora deste parâmetro estacionamos na concentração que visa a uma única idéia, ou pensamento, permitindo que uma fonte estuante flua gota a gota, na medida controladora da vontade.
Para se chegar à correta técnica de meditação necessário se faz pautar os próprios passos e conquistas nas bases da Ética Universal e Disciplinar que preconiza que a cada um será dado de acordo com suas obras. Neste conceito inclui-se o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Assim, nesta diretriz realmente, meditamos, pois é um processo de dentro para fora que inclui o consentimento da razão e da emoção.Como bem conceituou Paramahansa Yogananda: “Meditar é calar, para permitir que Deus fale com você.”

Elzi Nascimento.

Comente aqui ou no dihitt.

3 comentários:

  1. maravilha concordo Meditar e falar para que Deus fale com vc, gostei a paz

    ResponderExcluir
  2. Texto muito interessante e esclarecedor sobre a postura que deve manter o homem moderno, a fim de se livrar de tudo que o atormenta.

    ResponderExcluir
  3. Olá querido amigo William,

    Faz tempo que não apareço, não é?
    Mas saiba que sou sua fã. Adoro os textos que escreve ou escolhe para publicar. É falta de tempo mesmo, acabo per responder aos comentários das minhas postagens e retribuir a gentileza de alguns amigos e lendo apenas as demais notícias. Às vezes, deixo de publicar alguma matéria para poder ter tempo de comentar em alguns posts.

    É interessante a sua abordagem sobre meditação.
    A meditação faz um bem enorme à pessoa que a pratica. Li em outro post que já é “comprovado, via ressonância, que ocorre alterações significativas em áreas do cérebro ligadas à felicidade em pessoas que praticam a meditação). Pratico-a de vez em quando. É uma introspecção que trabalha o eu interior, a natureza que nos cerca, voltando-se ao momento presente, mas com a mente livre do estresse, com mais auto controle e o corpo mais leve. É muito bom!!! E, realmente é um momento que Deus nos fala, pois Deus habita nosso coração e na meditação ficamos sós, eu e Ele.
    Parabéns pela excelente postagem.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir