Até o fim deste
ano, o número de linhas de
celulares em todo o mundo chegará a sete bilhões –
uma para cada habitante do planeta, segundo relatório divulgado ontem pela
União Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão da Organização das Nações
Unidas (ONU).
Os dados mostram, no entanto, que o crescimento das assinaturas
de linhas para celulares, de 2013 para 2014, foi 2,6%, a menor taxa registrada
no segmento, indicando que o mercado está chegando a níveis considerados de
saturação.
O relatório da UIT
apontou também que até o fim de 2014 haverá quase três bilhões de usuários de
internet. O número corresponde a uma penetração de 40% em todo o planeta – 78%
nos países desenvolvidos e 32% nos países em desenvolvimento. Mais de 90% das
pessoas sem acesso à internet estão nos países em desenvolvimento.
O número de
assinaturas de banda larga móvel deve chegar a 2,3 bilhões em todo o mundo. O
alcance da banda larga fixa deve chegar a quase 10% globalmente, no fim do ano.
Por outro lado, a penetração do telefone fixo vem caindo nos últimos cinco
anos. Ao final de 2014, haverá cerca de 100 milhões de assinaturas desse
serviço a menos que em 2009.
No Brasil, a
penetração de banda larga fixa ainda é pouco inferior à média global e tem
baixa qualidade: mais de 50% das velocidades dos planos variam entre 256
kilobits por segundo e dois megabits por segundo. Velocidades acima de dez
megabits por segundo têm penetração de apenas 2,5% entre a população. Na Coreia
do Sul, o percentual chega a 37%.
Segundo a Agência
Nacional de Telecomunicações (Anatel), no Brasil, havia 273,58 milhões de
linhas de celulares ativas em março desse ano, com teledensidade de 135,30
acessos por 100 habitantes. A banda larga móvel totalizou 114,42 milhões de
acessos, dos quais 2,08 milhões eram terminais 4G.
Nota Claro
Em relação à
matéria “Operadoras do Lucro”, publicada ontem pelo Diário da Manhã, a Claro
está à disposição de seus clientes por meio dos vários canais de atendimento da
empresa. Uma ferramenta que vem ganhando cada vez mais adeptos é o Canal
Interativo *1052#, que utiliza a tecnologia USSD, que permite acesso a diversos
serviços de um jeito prático e rápido, de onde estiver.
O dispositivo que
oferece mais comodidade no atendimento é o aplicativo Minha Claro, disponível
para clientes pré, controle e pós (nas versões Android e iOS), que oferece uma
série de funcionalidades a apenas um clique. A ferramenta também está
disponível no site http://minhaclaro.claro.com.br, onde o usuário tem acesso
ainda ao chat e Fale Conosco. Na página da operadora: www.claro.com.br, há uma
extensa lista de informações sobre os principais serviços da Claro.
Direto do telefone
celular Claro ou de qualquer telefone fixo, é possível entrar em contato com
SAC, ligando gratuitamente para o número 1052. A operadora também oferece
Atendimento ao deficiente auditivo e da fala por meio do telefone 0800 036
2323. A empresa ressalta seu compromisso de oferecer sempre a melhor
experiência em produtos e serviços a seus mais de 69 milhões de clientes.
Nota TIM
Em relação à
matéria “Operadoras do Lucro”, publicada ontem pelo Diário da Manhã, a TIM
informa que, em maio de 2013, recebeu o parecer final da Anatel mostrando a
inexistência de qualquer indício de queda proposital de chamada dos clientes do
plano Infinity. Isso derrubou as alegações noticiadas anteriormente e,
finalmente, confirmou os fatos que a empresa sempre sustentou.
Neste sentido, a
operadora reitera que, desde o início do processo, cooperou com a Anatel,
prestando todos os esclarecimentos necessários e, inclusive, estudos de
auditorias independentes comprovando a ausência de irregularidades.
A TIM reafirma seu
compromisso com a melhoria dos serviços e com a transparência do seu negócio.
No triênio 2014-2016, a operadora investirá R$ 11 bilhões no Brasil, sendo mais
de 90% desse valor destinado a projetos de infraestrutura. Todo esse trabalho
pode ser acompanhado no site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas),
iniciativa inédita da companhia no mercado de telecomunicações, e que mostra
aos consumidores – de forma didática e transparente – a evolução da rede da
empresa e as ações de melhoria realizadas.
Agência Brasil.
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