quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Quem são os fortes?



Quando a gente estuda evolução a gente aprende que o ambiente seleciona de forma positiva certas características que ofereçam vantagem ao indivíduo de uma espécie. E que não necessariamente uma espécie é extinta quando outra mais desenvolvida surge, a explicação para isso me parece uma resposta que todo ser humano tendo ciência de sua superioridade diria: "Se fosse assim, só existiriam nós homens!".
Ah! Certo, isso tanto faz... Porque no final das contas todas as teorias de evolução sugerem que os mais "fortes" de uma espécie sobrevivem e os mais "fracos" morrem. É! Parece justo julgar desse jeito.

Trazendo isso para nossas vidas podemos ver que essas explicações fazem sentido. Nós seres humanos já até nos dividimos em castas e depois classes, e se observarmos a classe alta tem expectativa de viva maior que a classe mais miserável.

É nossa realidade! Os mais fortes são os que tem poder, e poder de pobre dura pouco. Pergunta pra algum daqueles meninos do tráfico o que ele pensa em ter na vida dele, a resposta vai ser dinheiro, mas aí quando ele tem dinheiro ele pensa em gastar tudo e só. Acabou. Depois disso ele pode morrer e passar a vez para outro.

Poder de verdade tem mesmo os mais ricos. É só perguntar pra um idoso rico quais são seus planos para o futuro. Se ele te responder escrever um livro pode somar a isso uma viagem de férias e festas. É gente rica não pensa que pode morrer no dia seguinte porque uma bala perdida pode surgir da nossa janela. Gente rica pode morar longe disso e ainda assim ter acesso a tecnologia, pode fazer qualquer tratamento de saúde.
E a característica que de fato define os que vão sobreviver, os "fortes" do inícios do texto: gente rica não depende do governo, gente rica governa o governo!

É verdade ou não é? Comente, participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário