quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Uma PM gostosa
Não existe polícia gostosa e , portanto , uma policial feminina não pode ser “gostosa” . A atividade policial pode merecer inúmeros adjetivos , mas obviamente não se pode aceitar que seus agentes ou suas agentes, conforme a variação do sexo , sejam tratados com esse adjetivo. Fez bem, portanto, a policial que deu voz de prisão a um homem, em Santa Maria, que se dirigiu à PM como sendo “gostosa” .
Aliás, o episódio , aparentemente cômico , nos induz necessariamente à reflexão sobre o papel da punição frente aos chamados “pequenos” delitos . Como antes dito, nada mais bem feito do que a prisão do homem que , irresponsavelmente , com alta dose de atrevimento, dirigiu-se à Policial feminina com essa expressão vulgar e pejorativa, carregada , ademais , de intensa dose de machismo.
Todavia, há que se refletir sobre o momento posterior à prisão do indivíduo e indagar sobre que tipo de pena lhe será aplicada na instância judicial. Ao que tudo indica, o agressor é um desses tantos miseráveis que perambula pelas ruas das cidades brasileiras. Dinheiro para pagar uma multa, muito provavelmente, ele não vai ter . Trabalhos comunitários seria uma boa opção ...
Mas se o sujeito que é miserável no plano financeiro não cumpre com os trabalhos comunitários, ou seja , não atende ao peso da sanção alternativa , outro caminho não sobrará ao Juiz senão mandar recolher o “elemento” para uma cela da cadeia.
Só que, sabemos todos , não existem vagas nos presídios , porque os governos (todos eles) simplesmente não construíram cadeias . Não dá voto e , aliás, prefeito algum quer receber grandes penitenciárias em seus municípios .
A sociedade civil ( e seus governantes ) devem entender que esses pequenos delitos que são praticados no dia-a-dia dos brasileiros e que não são punidos pelo Estado pela mais franciscana pobreza do aparato punitivo , simplesmente funciona como legítimo trampolim para crimes maiores , haja visto que a escória quando burla a lei sente-se incentivada a avançar e aventurar-se na prática de ilícitos mais graves.
É dever do Estado, portanto , encontrar novos meios de punição eficaz e soluções paliativas que possam permitir a exemplar punição dos chamados “pequenos” delitos, caso contrário amanhã ou depois qualquer autoridade constituída poderá ser rotulada com os mais variados adjetivos e não tardará o dia em que um réu se dirija a uma Promotora ou Juíza dizendo-lhe – e aí gostosa ??
Por Ivan Cezar Ineu Chaves.
O que acha disso? Comente, participe.
Postado por
William Junior
às
09:55
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário