terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A Crueldade: Razões e motivações


Nem tudo que nos assusta ou foge do comum é crime. Porém nossa sociedade, que tanto prega a liberdade de manifestação, ainda surpreende com demonstrações de falta de entendimento do que é liberdade. Há poucos dias um caso de animais encontrados mortos nos leitos dos Rios  causaram estranheza e grupos de pessoas se mobilizaram nas redes sociais pedindo a identificação e punição dos responsáveis.
Apesar da polícia estar investigando o caso, para identificar se houve crime ambiental – seja por maus tratos aos animais mortos, seja por poluição do meio
ambiente pela contaminação do rio – a situação parece ter ganhado proporções maiores do que a legislação dá a casos como esse. A demora na comunicação do fato à polícia atrapalha a identificação dos autores e análises que pudessem identificar crime ambiental, porém acredito que a polícia tenha casos mais urgentes para se ocupar.


Noto que muitas pessoas consideram o fato de animais serem sacrificados como um crime hediondo. Ocorre que nosso Estado é laico, logo nossa legislação também. Ou seja, mesmo que se tratasse de magia negra, a questão religiosa e o objetivo espiritual de tal atitude não são caso de polícia. Uma vez que a Constituição Brasileira, no seu artigo 5º, assegura o livre exercício dos cultos religiosos. Então o fato só se configura crime se a cerimônia for considerada de maus-tratos aos animais ou poluir o meio ambiente.

Animais mortos em um rio tem mais a ver com higiene do que com poluição. Afinal a água recebe tratamento antes de ser disponibilizada nas nossas torneiras  que eliminam agentes biológicos que possam causar dano à saúde. Caso a carne desses animais fosse destinada ao consumo humano, o autor poderia ser multado pela Vigilância Sanitária, por abate sem inspeção. É algo semelhante a alguém invocar a perturbação do sossego pelas badaladas de um sino.
Algumas pessoas parecem mais motivadas em que os autores da provável cerimônia sejam conhecidos e punidos por alguém ter levantado a possibilidade de que haveria motivação política. Hora se alguém recorre a um ritual religioso para tentar garantir uma vitória nas urnas, ou para agradecer por uma vitória, do ponto de vista de nossa legislação há pouca diferença entre quem sacrifica animais na cerimônia ou quem procura uma bacia com água benta para fazer uma cruz na testa. Concordo que poderiam ter tido o cuidado de dar uma destinação mais adequada às carcaças dos animais sacrificados, mas transformar o inadequado em crime pode ser exagero.
Somos a sociedade da era das comunicações, e a internet, através das redes sociais, tem um papel muito importante na disseminação da informação. Qualquer pessoa pode se manifestar, é a expressão máxima da liberdade de opinião, porém enquanto nossos computadores trabalham com gibabites, as pessoas que os usam ainda têm dogmas, crenças, preconceitos e intolerâncias da idade da pedra, que aprecem integrados ao nosso DNA. Já vi nas redes sociais pessoas se mobilizando para evitar que cães sejam abatidos na China. Os chineses comem cães no almoço, é a cultura deles. Gostaria de saber o que essas mesmas pessoas achariam se indianos viesse ao Brasil tentar impedir o abate de vacas (sagradas naquela cultura) perseguindo caminhões boiadeiros e usando faixas e cartazes em frente a nossos frigoríficos.
Infelizmente os avanços tecnológicos ainda não nos fizeram evoluir como seres humanos no sentido de compreender as motivações do próximo e respeitar as liberdades e direitos individuais. Precisamos aprender a separa o que é imoral a nossos olhos, do que é ilegal.  


 

Comente este artigo. Participe...

 

Um comentário:

  1. Gostei das comparações. Realmente uuma das coisas que mais produzem divergências é a percepção que as pessoas tem a respeito dos fatos. Cada vê a vida de acordo com seus modelos e mapas mentais, e as vezes não entende que outras pessoas e culturas " rezam por outra cartilha". Precisamos sim entender o que é fruto de um sentimento religioso, do que é legal ou ilegal e do direito das pessoas que vivem em um pais laico terem seus comportamentos!!!

    ResponderExcluir