quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Educação além da sala de aula, formação para a vida



Atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades em crianças.
Foi-se o tempo em que oferecer aulas era tudo que competia às escolas. Esporte, arte e cultura, definitivamente, deixaram de ser apenas opções para o lazer ou para preencher o tempo livre. Oferecidas pelas instituições de forma extracurricular, essas atividades têm sido cada vez mais importantes para o desenvolvimento de habilidades em crianças e adolescentes.

Para Maria Fernanda Suss, pedagoga e orientadora educacional do Colégio Positivo, a principal função das atividades é desenvolver diferentes habilidades e oportunizar vivências diferenciadas. "O esporte e a cultura têm um peso muito forte no desenvolvimento e trazem benefícios físicos, psicológicos e relacionais bastante grandes", explica a professora.


Os benefícios são sentidos também em sala de aula, com alunos mais atentos e sensibilizados com o outro, resultado do convívio em grupo. A pedagoga explica que, em geral, as atividades criam novas relações entre alunos, reforçam o aprendizado em sala de aula e vice-versa.


Além disso, com a opção pela atividade mais adequada, crianças tímidas podem desenvolver melhor suas habilidades de comunicação, tornando-se mais extrovertidas, e as agitadas podem se tornar mais calmas e centradas, pois terão nas atividades um meio para canalizar suas energias.


A escolha da atividade


O professor Zair Candido Netto, supervisor de Esportes e Cultura do mesmo colégio, diz que "é fundamental que os pais considerem o gosto da criança". Ele ainda orienta a família para que seja desenvolvido nos filhos o senso de responsabilidade, para que eles continuem as atividades após a matrícula.


"É normal que, no começo, a criança deseje trocar de modalidade. Ela precisa conhecer as diferentes opções para se identificar com alguma e ser estimulada. Porém, é importante que permaneça de quatro a seis meses em uma mesma atividade e que os pais a conscientizem sobre o investimento que está sendo feito", esclarece o professor.


Por Redação Administradores
www.administradores.com.br

2 comentários:

  1. Nossa que coisa linda!
    É muito importante a formação constante, a formação para a vida! eita

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria! Já pensou em divulgar seus posts também no http://www.plik.com.br ? Dá para fazer login via twitter ou se cadastrando no site apenas com seu nome e e-mail, e é super fácil de postar seus resumos de artigos lá! Espero que goste. Bj! Fernanda

    ResponderExcluir