sábado, 18 de dezembro de 2010

A consciência de que a vida é um milagre



O relógio bate meia-noite, os fogos iluminam os céus, as pessoas se abraçam e se beijam, e infinitos planos e promessas são feitos. Mais uma vez, chegamos ao final de outro ano. Os assuntos se voltam para o ano que chega, para as juras que faremos, e para as inúmeras que não cumpriremos. Estamos todos cheios de sonhos e esperanças acerca deste ciclo que se encerra, e do próximo que se inicia. As atenções estão voltadas para tudo o que pretendemos fazer de outra forma, de um jeito novo.
A catarse de emoções, tarefas e obrigações parece ter fim, e tudo o que esteve pendente já não está mais, afinal, é ano novo, e isso significa vida nova. Porém, quando percebemos, a vida continua na mesma direção, os problemas são os mesmos, e as promessas continuam sendo simplesmente promessas. E se fizéssemos de outro jeito desta vez? Se, ao invés de continuarmos tentando mudar tudo, refazer as atividades da nossa vida, mudássemos um ponto simplesmente: nossas próprias atitudes?
Gastamos boa parte do nosso tempo planejando a vida, as ações, as atividades, o futuro. Vivemos tentando antecipar a vida, quando na verdade, nós é que deveríamos nos antecipar ao futuro, estar de braços abertos para recebê-lo quando ele chegar. Tentar fazer com que o futuro aconteça agora somente aumenta nossa ansiedade, nos faz viver insistentemente em um tempo que não é o nosso, não é o hoje, o presente.
Insistimos tanto em remediar as situações que não percebemos que, na verdade, o futuro depende de nós mesmos. Deixamos as coisas acontecerem, para só quando a crise completa se instalar, tomarmos alguma atitude. E, muitas vezes, a atitude é, na verdade, a omissão de ação. Sofremos consequências por motivos que podíamos ter evitado, solucionado, nos antecipado. Remediamos as relações até que se tornem insustentáveis, deixamos de agir e, assim, perdemos totalmente o controle sobre nossas próprias vidas.
Ao invés de continuarmos remediando situações pelo resto de nossas vidas, por que não aproveitamos essa virada de ano para prevenir situações, antecipar questões previsíveis? Ser uma pessoa vencedora não significa criar diversos planos e segui-los à risca. Ser uma pessoa vencedora, ter atitudes vencedoras, constitui, de fato, ter gestos conscientes. É ter consciência sobre o que acontece ao seu redor, e agir a partir do que se sabe. É ter, novamente, o controle sobre si mesmo.
Todos querem uma vida vitoriosa, um caminho iluminado e bem sucedido. Porém, é preciso que possibilitemos que o futuro aconteça, que criemos contextos necessários. Antes de tudo, é preciso que tenhamos atitude, pois, sem agir, não criamos nem ao menos as possibilidades. E a primeira atitude a tomarmos – para isso não precisamos nem esperar que o próximo ano chegue – são as que deixamos de tomar, aquilo que deixamos de fazer.
Desde o cômodo que prometemos, mas nunca arrumamos, até as declarações que pensamos e fizemos em silêncio, mas nunca dissemos para quem gostaríamos, todas estas ações, por mais que pareçam pequenas, são grandes gestos e ótimas iniciativas de uma vida e pensamento mais conscientes. Como disse anteriormente, sem atitudes não há nem ao menos possibilidades.
Neste novo ano que se aproxima, deixo meus mais sinceros votos de felicidade e amor, de união e de bons sentimentos. Porém, mais do que tudo isso, desejo a todos um novo presente, um novo agora, dotado de atitudes conscientes e vencedoras. Espero que o ano que chega seja um ano de contextos, de possibilidades, de grandes realizações, e de plena consciência sobre os outros e sobre nós mesmos. Desejo que todos tomem consciência de que o grande presente é o próprio agora, e de que a vida é, na verdade, um grande e bonito milagre. Feliz 2011 a todos.
Por Eduardo Shinyashiki.



O que achou? Comente aqui ou no dihitt.

Um comentário:

  1. nós sempre fazemos promessas no ano novo, planejamos nossa vida, nossas mudanças, mas no fim o ano passa e não fizemos nada...
    como vc disse, o futuro depende de nós, não adianta ficarmos só planejando e não colocarmos em prática!!

    se quiser, acesse meu blog de arte obscura http://artegrotesca.blogspot.com
    abraço e boa semana!

    ResponderExcluir