E agora, quem tem um projeto coletivo
bem-intencionado para parte da humanidade?
Estou em Roma, para passar o Natal com a
família daqui. Durante a viagem, li quase todo um livro sobre o antes e o
durante da guerrilha de Ernesto Guevara na Bolívia, que fazia parte de seu
projeto de internacionalização da revolução cubana. Não quero entrar no mérito
do trabalho de Che, apenas afirmar que, certo ou errado, ele vivia por um
projeto coletivo. E agora, quem tem um projeto coletivo bem-intencionado para
parte da humanidade?
Não estamos mais na idade dos projetos. Passamos da era das revoluções à idade da banalidade. A burguesia fez suas revoluções, conquistou o poder em grande parte do mundo. Depois, revolucionários vermelhos conquistaram o poder na China, em Cuba, onde continuam até nossos dias. Em outras partes do mundo, em vez de revoluções, reformas foram feitas, socialdemocratas. Operários se transformaram em consumidores pequeno-burgueses. Venceu a sociedade de consumo, com suas marcas, sua hierarquia de consumo: carros populares ou de luxo, roupas populares ou de luxo.
Não estamos mais na idade dos projetos. Passamos da era das revoluções à idade da banalidade. A burguesia fez suas revoluções, conquistou o poder em grande parte do mundo. Depois, revolucionários vermelhos conquistaram o poder na China, em Cuba, onde continuam até nossos dias. Em outras partes do mundo, em vez de revoluções, reformas foram feitas, socialdemocratas. Operários se transformaram em consumidores pequeno-burgueses. Venceu a sociedade de consumo, com suas marcas, sua hierarquia de consumo: carros populares ou de luxo, roupas populares ou de luxo.
Aqui na Europa, quem antes comprava
produtos de marca, agora ou compra produtos sem marca ou mesmo não compra nada.
Quem antes era consumidor pequeno-burguês, agora, empobrecido, chora a perda do
poder de compra. Quem antes estava em pleno na sociedade de consumo ficou sem dinheiro
para isso. Querem voltar aos tempos áureos da sociedade de consumo, com
reformas, ajustes aqui e acolá. Isso será possível?
Enquanto digito essas palavras, a
televisão italiana mostra um menino comendo panetones. Agora, mostra uma mulher
borrifando perfume de marca. Ora, comer panetones não é ruim. Usar perfumes,
também não. A publicidade continua vendendo sonhos, difundindo a ideologia da
sociedade de consumo. "Panetones para todos!", ou "Perfumes para
todos!". Não existe atualmente outra ideologia de massa fora da sociedade
de consumo, onde o consumo tornou-se projeto de vida. E aqui está a banalidade:
uma coisa necessária, como o consumo, adquiriu status de cosmovisão planetária
do ser humano pós-moderno.
É um mundo meio pobrezinho o nosso,
também do ponto de vista dos projetos coletivos. Ainda bem que é possível viver
em bolhas de vida alternativa, simples, que se deslocam pelo mundo, bolhas de
resistência à ideologia da banalidade nossa cotidiana.
E a quem dizer que ao menos a sociedade
de consumo não mata ninguém, basta recomendar a leitura de dados sobre o número
de mortos pelo consumo e venda de drogas, mais os zumbis-consumidores, produtos
típicos da ideologia da banalidade, tão assassina quanto o nazismo.
Por: Fábio Régio Bento.( Sociólogo)
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Muito bom esse artigo , realmente uma idade de banalidade
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