segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Narcisista: Alguém que pensa que é melhor do que os outros!

PROVAVELMENTE, VOCÊ CONHECEU UM NARCISISTA. ALGUÉM QUE PENSA QUE É MELHOR DO QUE TODOS, DOMINA A CONVERSA E ADORA OS HOLOFOTES.

Mas os cientistas estão cada vez mais percebendo que nem todos os narcisistas são iguais – alguns são, na verdade, extremamente inseguros.

Na mitologia grega clássica, o caçador Narciso era filho do deus do rio Cefiso e da ninfa Liriope. Ele era conhecido por sua beleza e físico excepcionais. Um dia, quando Narciso estava caminhando na floresta, a bela ninfa Eco o viu e se apaixonou por ele. No entanto, ele rejeitou seu afeto, deixando seu coração partido.

Como punição, Nemesis, a deusa da vingança, o atraiu para uma piscina onde ele encontrou seu próprio reflexo pela primeira vez. Narciso se apaixonou por seu reflexo e, finalmente percebendo que seu amor não poderia ser correspondido e definhou até a morte.

Não se deixe enganar por um narcisista

O mito de Narciso nos alerta sobre os perigos do amor-próprio excessivo, da obsessão por si mesmo e da falta de empatia pelos outros.

Esse mito, teve uma profunda influência na cultura, arte e literatura ocidentais.

O narcisismo também é um tópico popular na psicologia. O médico inglês Havelock Ellis identificou o narcisismo como um transtorno mental no final do século XIX.

Sigmund Freud considerou o narcisismo uma parte normal do desenvolvimento de uma criança, mas argumentou que poderia se tornar um transtorno se persistisse após a puberdade até a idade adulta.

Na psicologia moderna, o narcisismo é geralmente conceituado como um traço de personalidade, que se encontra em um espectro.

Algumas pessoas são mais narcisistas, outras nem tanto. O narcisismo geralmente envolve uma visão exagerada de si mesmo, um senso de superioridade e direito e uma falta de preocupação com os outros. O retrato acima de um narcisista é familiar. Mas não é o único.

Grandioso versus vulnerável

Em uma pesquisa realizada pela Online Library, oi identificado dois tipos de narcisismo: o grandioso e o vulnerável.

Os narcisistas grandiosos são arrogantes, dominantes e extrovertidos. Eles tendem a ter autoestima elevada, são ousados ​​e assertivos e se sentem felizes e confiantes em suas vidas.

Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, são retraídos, neuróticos e inseguros. Eles tendem a ter baixa autoestima, ser hipersensíveis e sentir-se ansiosos e deprimidos.

No entanto, esses dois tipos de narcisistas também têm algo em comum. Ambos são egoístas, sentem-se com direito a tratamento e privilégios especiais e se relacionam com os outros de maneiras antagônicas.

Você pode ser capaz de reconhecer os dois tipos de narcisistas pela forma como eles se comportam em situações sociais.

Narcisistas grandiosos são socialmente competentes. Eles tendem a ser dominantes e charmosos.

Os narcisistas vulneráveis, por outro lado, são menos qualificados socialmente. Eles tendem a ser tímidos e ansiosos em situações sociais.

Além do mais, enquanto os narcisistas grandiosos são francos e assertivos na busca de seus objetivos, buscando maximizar o sucesso, os narcisistas vulneráveis ​​são tímidos e defensivos, procurando minimizar o fracasso.

Em nossa pesquisa, examinamos os motivos sociais e as percepções de narcisistas grandiosos e vulneráveis.

Em particular, investigamos seus desejos de alcançar status social e inclusão social. Também verificamos se eles sentiam que tiveram sucesso em alcançar status social e inclusão social.

O status social refere-se a ser respeitado e admirado pelos outros. É se destacar e ser visto como uma pessoa importante na hierarquia social.

Em contraste, inclusão social refere-se a ser amado e aceito pelos outros. Envolve um bom relacionamento com os outros como parte da comunidade social.

Qualquer pessoa pode ter ou desejar tanto status quanto inclusão, apenas um dos dois ou nenhum.

Por exemplo, no programa de TV Os Simpsons, o personagem do Sr. Burns tem status elevado, mas não é particularmente apreciado e aceito, enquanto o personagem de Homer Simpson é muito querido e aceito, mas não tem status elevado.

Foram realizados dois estudos, recrutando 676 adultos baseados nos Estados Unidos. Avaliamos seus níveis de narcisismo grandioso e vulnerável. Também avaliamos até que ponto eles desejavam status e inclusão, bem como até que ponto sentiam que haviam alcançado seus objetivos.

Descobriram que tanto os narcisistas grandiosos quanto os vulneráveis ​​desejavam fortemente o status social. Curiosamente, enquanto os narcisistas grandiosos achavam que foram bem-sucedidos em alcançar esse status, os narcisistas vulneráveis ​​achavam que não tinham o status que mereciam.

Além do mais, os narcisistas grandiosos não achavam que haviam alcançado a inclusão social, mas também não a desejavam particularmente. Em contraste, os narcisistas vulneráveis ​​também achavam que não haviam alcançado a inclusão social, mas a desejavam fortemente.

Narcisistas grandiosos, portanto, sentiam que haviam alcançado seus objetivos sociais, mas os narcisistas vulneráveis ​​não.

Ambos os tipos de narcisistas anseiam pelo respeito e admiração dos outros. Mas enquanto os narcisistas grandiosos podem ser estrelas no palco interpessoal, capturando triunfantemente os holofotes, sua contraparte vulnerável pode ser um ator pouco à espreita, buscando ressentidamente, mas não conseguindo obter, os aplausos que anseiam.

Bom, agora você sabe que nem sempre o narcisista se mostra como o “bonzão” e super seguro, existem também os vulneráveis, que estão a espreita, mas sabem muito bem o que fazer para se darem bem, ambos não estão preocupados como o como, são egoístas e querem o status social a qualquer custo.

VOCÊ CONHECE ALGUÉM ASSIM?

Por: Resiliência Humana

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário