domingo, 3 de outubro de 2021

QUAIS AS CHANCES DE VOCÊ SOBREVIVER A UM ENCONTRO COM UMA ONÇA?

 

Ninguém nasce imaginando que um dia irá ficar cara a cara com uma onça na natureza, até porque esse tipo de situação não é exatamente previsível. Mesmo assim, por menores que sejam as chances que isso ocorra algum dia na sua vida, é sempre importante ter em mente os conhecimentos necessários para aumentar suas chances de sobrevivência.

Afinal, o que fazer? Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come? Apesar de nós, seres humanos, não possuirmos as melhores habilidades físicas da natureza, existem algumas técnicas que podem te ajudar a escapar desse confronto. Por isso, preste bem atenção no que fazer caso você tenha amor pela sua própria vida!

Avistando uma onça:


(Fonte: Wikimedia Commons)

Principalmente nas áreas rurais no Brasil, o avistamento de onças-pardas ou onças-pintadas não é algo particularmente raro. Portanto, uma pessoa que está pronta para encarar uma trilha ou se aventurar por alguma mata deve estar ciente que essa possibilidade é real e pode acontecer com qualquer um.

Mas até que ponto as onças são uma ameaça para a sua vida? Os registros de ataques desses felinos a seres humanos em nosso país são extremamente raros, o que não significa que sejam impossíveis. Caso o animal esteja doente, com uma caça ou filhote por perto, é provável que ele atacaria para se defender.

Entretanto, pessoas que não invadem o espaço pessoal das onças e permanecem em suas rotas na maioria das vezes não serão grandes alvos. As chances de pernilongos insuportáveis serem o seu maior problema durante a sua jornada é muito maior do que de fato ser atacado por alguma onça.

Correr ou ficar?


(Fonte: Wikimedia Commons)

Caso aconteça de você se deparar com uma onça, a melhor coisa que você pode fazer é não sair correndo em hipótese alguma. Virar as costas para um grande felino é a pior coisa que uma pessoa pode fazer nesses cenários. Se você tentar fugir, o animal te olhará como uma presa e você fatalmente será atacado.

Até mesmo parar para tirar uma foto é mais recomendado, afinal, esses encontros são raros e a fotografia sairá incrível. Depois disso, continue andando lentamente sem tirar o seu olhar da onça em questão. No último dos cenários, existem alguns comportamentos que podem te ajudar a afugentá-la.

Gritar, abrir os braços ou até mesmo estender uma blusa pode fazer com que você pareça maior para o seu potencial predador. Isso pode amedrontá-lo por um instante e permitir que você prossiga seu caminho sem maiores problemas.

Pedro Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário