sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Qual o propósito do patrimônio familiar?

 

Famílias empresárias modernas entendem que o seu principal ativo não está mais nos bens materiais ou tangíveis, mas na família em si.

No último ano, um vírus tem feito os dias ainda mais difíceis, e com ele a vulnerabilidade humana se tornou ainda mais reflexiva. Basta ligar a TV, olhar as redes sociais ou ler os jornais para ver números assustadores.

Com toda esta realidade, a emoção e os pensamentos sobre um futuro incerto tomam conta da mente. Dentre tantos questionamentos e preocupações, sem dúvidas, a família ocupa o lugar número um. Afinal, é necessário muito mais do que amar e almejar o sucesso de cada membro.

Aliás, o que é sucesso? Agora, vejo com mais clareza. Por anos, minha ideia de sucesso era trabalhar duro e construir um patrimônio grande. Resumindo, associava a palavra a força, poder e respeito.

Aonde quero chegar com tudo isso? Bom, todo esse relato faz parte de um case, utilizado em um curso sobre Preservação do Patrimônio Familiar. O assunto te desperta interesse? Sentiu-se identificado com o tema?

A verdade é que a pandemia fez com que muitos fundadores fizessem essa reflexão ainda mais significativa. A vulnerabilidade do ser humano frente à vida os fez repensar conceitos. Se sucesso era trabalhar duro e construir um patrimônio considerável, agora, para muitos, não é mais só isso. Confrontados com a nova realidade imposta pela vida, independentemente de suas vontades, seus conceitos veem sendo autoquestionados.


Famílias empresárias modernas entendem que o seu principal ativo não está mais nos bens materiais ou tangíveis, mas na família em si. Ela é o seu maior ativo, sobretudo nas que pensam de forma multigeracional, ou seja, no sucesso das gerações futuras. Cuidar do patrimônio financeiro é sem dúvida uma tarefa importantíssima no processo de preservação, mas zelar pelo capital humano, intelectual e social é imprescindível.

Afinal, capital financeiro podemos ganhar ou perder ao longo de nossas vidas, em parte devido a nossas habilidades, mas também devido às conjunturas políticas ou econômicas do período. No entanto, o capital intelectual, uma vez adquirido, nunca mais se perde. Inclusive, é dele o principal responsável pela possibilidade de criação de mais capital financeiro, se assim for desejado pela família e seus membros.

Nessa mesma linha, muitas famílias quebram por disputas internas, sem correlação alguma com o negócio em si. Assim, a realização pessoal, de cada membro, é importantíssima para atingirmos um razoável nível de harmonia do grupo, o que ajuda na preservação do patrimônio e da empresa.

Desta forma, a união familiar, saúde e educação para netos e bisnetos, inteligência para enfrentar os grandes desafios do futuro e perpetuar o legado da família e liberdade de escolha com consciência são atribuições que devem ser planejadas pelas famílias que buscam a multigeracionalidade como objetivo.

A família deve ter sempre a visão estratégica do patrimônio, buscar saber sempre quais são os verdadeiros investimentos que devem ser feitos para, assim, cumprir com o propósito do patrimônio familiar.

Leonardo Wengrover

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário