O crescente aumento
da competitividade faz com que as empresas demandem um nível sempre mais alto
de aprimoramento em termos de performance e inovação. Para isso, a empresa
opera por meio de cinco pontos essenciais: produtos e serviços, processos,
organização, sistema de informação e especialmente o ser humano.
Entre essas cinco
dimensões, a do ser humano representa a fonte de maior desenvolvimento e o
fator chave na geração do valor agregado, capaz de assegurar o sucesso da empresa.
Uma atenta gestão das pessoas é fundamental para determinar o nível de
rendimento e resultados, confirmando a ligação entre qualidade das relações
interpessoais, o nível de motivação e o rendimento.
O primeiro passo
para gerir pessoas com sabedoria é saber liderar a si mesmo de forma eficaz,
reconhecendo que, antes de ocupar um determinado cargo, ele é um ser humano em
busca de um significado e um sentido naquilo que faz. Ser líder de si mesmo
significa se conhecer, saber se motivar e saber definir estratégias necessárias
para agir e buscar o equilíbrio entre as exigências da realidade da empresa e a
satisfação dos colaboradores.
Quem tem
autoliderança sabe organizar e conduzir a própria vida de forma eficaz. Tem um
projeto de vida onde o trabalho é incluído e sabe se observar para modificar os
condicionamentos ou limitações instaladas. O líder de si mesmo define
objetivos, tem uma autocrítica construtiva, assume as próprias
responsabilidades e respeita suas próprias ações e também as dos outros. Ele
pensa em termos de oportunidades e soluções, sabendo que o dia a dia é como nós
o criamos: podemos fechar os olhos para a realidade, ou mantê-los abertos,
mudando assim completamente a relação com o mundo.
Quem sabe liderar a
si mesmo tem modelos de pensamentos positivos que são transmitidos também aos
colaboradores, dando as condições para que eles adquiram competências e possam
se tornar líderes de si mesmo, descobrindo cada vez mais suas
potencialidades.
O líder se
relaciona diretamente com as pessoas da empresa e, para isso, são necessárias
competências específicas, entre elas:
·
Comunicar-se de
forma apropriada em conteúdo, contexto e tempo, sabendo explicar, não somente o
“que” se está fazendo e o “como” precisamos fazer, mas especialmente o “por
que” se faz, o propósito de tudo aquilo. É isso que o torna um líder
inspirador.
·
Ter uma visão geral
do ser humano, como indivíduo que pensa, sente e vive de forma única, complexa
e mutável. Saber lidar com as emoções próprias e do outro, para compreender
melhor os colaboradores, influenciar os comportamentos, e poder guiá-los para
equilibrar os interesses individuais com os da empresa.
O líder de si mesmo
reconhece que independente de onde ele se encontra, é apenas de passagem, assim
como somos de passagem na vida. O importante é transmitir algo valioso às
pessoas que encontramos nessa passagem, influenciá-las e envolvê-las
emotivamente, para contribuir em deixá-las melhores, tocando a sua alma e para
que elas se tornem também lideres de si mesmo.
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