sábado, 4 de junho de 2011
Uma faceta da traição masculina ...
O que podemos concluir das conversas sociais é que a monogamia está fora de uso, mas ao mesmo tempo fidelidade é um comportamento que esperamos do nosso cônjuge. Algumas explicações são pontuadas por aqueles que refletem esse paradoxo, mas parece que ainda não alimentam a expectativa de compreensão da maioria das pessoas, e assim, continuamos a viver esse sonho contraditório.
O temor de que o nosso cônjuge tenha uma experiência sexual ou um envolvimento amoroso com outra pessoa, quando se tem uma relação estabelecendo fidelidade, é uma das preocupações mais angustiantes que podemos experimentar. Provoca sensações físicas e emocionais que só quem vivencia pode pormenorizar. Vai desde a “apatia depressiva” a mais violenta das manifestações.
Erroneamente a “sabedoria popular” ainda vê a pessoa traída como um ser menor, problemático ou deficiente em suas qualidades. Já na psicanálise, a pessoa que trai é definida como um ser que se deixa ser comandado pelos instintos primitivos, aqueles que vêm desacompanhados da razão e da lógica. Geralmente eles colocam de lado o comprometimento afetivo real em troca de uma ilusão fantasmagórica.
Acredito que conhecendo melhor os motivos que nos induzem a certo tipo de conduta, estaremos no caminho do crescimento como ser humano. Já em um artigo anterior intitulado “Uma faceta da traição feminina” falei sobre a infidelidade feminina e hoje tento explorar um pouco a traição masculina.
Foi divulgado no site Everyday Health –
saúde hoje em dia – uma pesquisa do Dr. Daniel Sapen, onde ele tentou identificar as razões que levam o homem a trair sua companheira. Para o autor, psicólogo em Huntington Station, Nova York, “A traição pode satisfazer algumas necessidades”. “O prazer do sexo é uma coisa, a emoção da ‘caça’ e, a novidade é outra, e aumentar a autoestima que vem de ser capaz de fazer pontos com novas parceiras é outra”, diz Sapen. “Para estes homens, a honestidade é menos importante do que a ilusão de honestidade. Mas seu problema básico é a recusa em trabalhar honestamente com sua parceira sobre o que precisa melhorar.”
Em alguns casos, os homens infiéis ou viciados em sexo podem estar mascarando outros problemas mais profundos em seu relacionamento. “Existem traições porque eles não podem resolver o que é insatisfatório em seus relacionamentos diretamente”, diz Sapen. “Estes homens têm de agir para fora quando as coisas vão mal, obtendo o seu prazer em outro lugar.”
A auto-percepção depreciativa e a impotência relacional estão no centro dessa questão. Por um lado, quando não se sentem com a auto-estima positiva, os homens buscam auto-afirmação em relações ilusórias. Por outro lado, quando não conseguem resolver os problemas normais do relacionamento – pois não são bons na relação dialógica – se isolam e tentam compensar esse desprazer em outro lugar.
Esses são os equívocos mais comuns cometidos pelos homens em seus vínculos conjugais. A permanência dessa forma disfuncional trás prejuízos que geralmente não contabilizamos, mas que seguramente, resulta em saldo negativo, o balanço da relação conjugal.
Por Renner Cândido Reis.
Gostou ou não? Comente mesmo assim, use o blog ou direto no diHITT.
Postado por
William Junior
às
09:44
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário