domingo, 10 de janeiro de 2010

O orgulho nos derrota ....




Dois gansos, ao iniciar sua migração anual de outono, encontraram uma rã que pediu que a levassem com eles para o sul. Os gansos, desejando atender a vontade da rã, pediram que ela arrumasse uma forma de ser conduzida por eles. A rã apresentou um talo longo de grama e os dois gansos o tomaram, cada um em uma ponta, enquanto a rã o agarrava, no centro, com sua boca. Dessa forma, os três seguiram viagem, com sucesso, em direção ao sul.


Alguns homens, que se encontravam trabalhando em terra, notaram o fato e, com admiração, comentaram ruidosamente: "Quem teria imaginado algo tão inteligente?" A rã, cheia de vanglória, abriu a boca para dizer que havia sido ela, mas, logo que soltou o talo, caiu e se fez em pedaços, ao bater violentamente no solo.



A vaidade tem sido a causa de muitas de nossas decepções.
Cremos que somos melhores, mais competentes e superiores àqueles que estão ao nosso redor. Achamos defeito em tudo e em todos, concluindo, logo a seguir, que poderíamos fazer o mesmo de maneira muito melhor.

Quando somos humildes em nossas atitudes, os aplausos e elogios nos enchem de felicidade. Quando somos arrogantes e orgulhosos, muitas vezes os aplausos não aparecem e mergulhamos em profunda decepção e angústia. É melhor não esperar nada e receber tudo do que esperar tudo e não receber nada.

De que vale o orgulho? Se agimos com amor, ele vem de nosso Deus. Se a nossa vida brilha, a luz vem do alto, do nosso Pai celestial. Se as nossas palavras impressionam, toda a sabedoria vem de Cristo, que nos deu graciosamente.

A vaidade pode nos levar à morte espiritual; a humildade nos conduz a Cristo e à vitória.

Leonardo Boff.

Gostou? Então deixe sua opinião aqui ou no dihitt.



7 comentários:

  1. Verdade amigo a vaidade e orgulho transforma os seres em verdadeiros animais, que querem o poder e não medem as consequencias de seus atos, passam por cima de todos os que encontram pela frente, infelismente esse orgulho de ser destroi.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Não devemos ser vaidosos mas não podemos desvalorizar aquilo que fazemos. Vou te confessar: eu tenho o defeito de não dar o devido valor aos meus acertos, que também é um defeito que tento corrigir.

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma qualidade que eu admiro e me esforço para cultivar é a Humildade.
    Gostei muito da história dos gansos e a rã, vou memorizar pois um dia sei que precisarei usa-la!
    --------------------------------------------------
    http://duventublog.blogspot.com/

    Levi Ventura

    ResponderExcluir
  4. A vaidade e o orgulho levam a falta de visão espiritual...
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. oi William, mais um ótimo texto, concordo com você em tudo qu eescreveu....
    abs

    ResponderExcluir
  7. Aiiiii senti a dor no lugar da rã!!!

    William, como existem pessoas que se "acham" não é mesmo?! Eu tenho um sujeito que tenho que engolir de vez em quando, ele pensa que tem o rei na barriga e é o dono do mundo! É triste!

    Bjs

    ResponderExcluir