sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Em que velocidade você caminha na estrada evolutiva da ética?



Como explicar a diferença evolutiva entre dois aspectos importantes do desenvolvimento humano: a tecnologia e a ética. De tempos para cá, por que um deslanchou e o outro caminha a passos morosos? Comumente ouve-se esse tipo de questão emergir nas rodas da convivência social.

É bem provável que boa parte da população mundial, ao longo dos séculos, teve bem pouco interesse em desenvolver a ética, haja vista, há tempos, já existir rico e considerável número de material pertinente. O pouco interesse é capaz de explicar, em parte, a razão de a ética ter permanecido atrasada em relação ao campo tecnológico, o qual foi priorizado demasiadamente e fez resultar enorme avanço.

Todavia, em tal análise é esquecido um aspecto crucial: a maneira pela qual se mantém em desenvolvimento uma determinada área. A sucessão de cada salto tecnológico é realizada através dos seus registros, investimento (incluindo-se o dinheiro) e da formação de sucessores que se desempenham tanto para manter quanto para ampliar cada projeto. Observe-se a escala ascendente de certos produtos (remédio, automóvel, telefone). Pela interessante continuidade, o homem mantém a evolução tecnológica. O conforto e o bem-estar são objetivos perseguidos vigorosamente desde tempos longínquos.

Portanto, boa parte da discussão focaliza-se no maior interesse sobre um dos dois aspectos, cuja transmissão do conhecimento acumulado é mais bem apreciada e enfaticamente transmitida de pessoa a pessoa, mantendo-se, assim, a sua escalada de forma permanente. Comparativamente, é semelhante a uma corrida de bastão, na qual os motivados e preparados atletas buscam garantir a continuidade e a vitória, por vezes, eles conseguem resultados ainda melhores que os anteriores.

No entanto, quando se trata do campo ético, a coisa é diferente. Urge iniciar tal averiguação pelos fatos mais evidentes. A ética é sabidamente adquirida através da compreensão íntima conquistada pela pessoa, podendo variar entre a simples obediência às leis e o estabelecimento de considerável consciência. Logo, a evolução ética depende praticamente da vontade e do pensamento crítico. Decorre que, dependendo do tipo de sociedade (com maior ou menor nível de corrupção) e do período em que ela se contextualiza, a motivação e o entendimento acerca de se desenvolver a ética poderão estar enfraquecidos. Ressalte-se, ainda, o que a psicologia já bem o revelou: o ser humano busca com maior vigor o prazer (nele, a injustiça pode estar contida) do que o desprazer (a ética, que normalmente causa trabalho e sacrifícios, notadamente a reflexão e a contenção de múltiplos desejos).

Então, o exercício e o desenvolvimento da ética estão relacionados ao desprazer, e em condição de dependência direta ao interesse existente em uma dada sociedade, e, mais especificamente, ao ser humano em sua singularidade, pois a ética é particular, embora ela possa influenciar a outrem oportunamente.

Ainda: com cada avanço obtido através da ética (embora tenham sido poucos até o momento) é possível inferir que o que resulta hoje acerca do assunto é o acúmulo possível, e, resta-nos, portanto, desenvolvê-la ainda mais e oferecer um melhor legado ético à descendência. Em que velocidade você caminha na estrada evolutiva da ética?


Texto baseado no psicólogo:
Armando Correa de Siqueira Neto

Se desejar comentar, use o blog ou o diHitt.

6 comentários:

  1. Muito bom seu artigo. Acho que a maioria caminha na velocidade que lhe convém.

    Abraços e um feliz 2010!

    ResponderExcluir
  2. Amigo William,

    Este seu oportuno texto me fez lembrar de um antigo slide que tenho guardado, o qual também fala sobre a ética: "Uma pescaria inesquecível", de James P. Lenfestey.

    É uma história bonita, a qual sugiro sua leitura. Eis o link:

    http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_3753.html

    Nela encontramos uma definição de ética desaparecida, na prática, há muitos anos em o nosso contexto. Talvez pelo motivo, muito bem lembrado no que escreveu: "dependendo do tipo de sociedade (com maior ou menor nível de corrupção) e do período em que ela se contextualiza".

    "Como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está vendo".

    Pouco se vê atitudes como esta mostrada no slide e, muito menos ainda, pais preocupados em ensinar seus filhos a partir do próprio exemplo. É lamentável! As maiores vítimas desta falta de ética serão eles próprios e, se sobrevivermos, nós também.

    Abraço do amigo,

    Antonio.

    ResponderExcluir
  3. A ética esta diretamente ligada a educação. Me lembro que tínhamos aulas de civismo na escola, o que incluia a ética.

    O consumismo desenfreado também fez esquecer esse lado, o ter ao invés de ser, tem sido muito valorizado, levando as pessoas anti-éticas (mal educadas) a fazerem qualquer coisa para ter.

    É um princípio moral que deve ser ensinado no lar e na escola.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá querido amigo William,

    Parabéns. Excelente post!

    Habitualmente, suas matérias dão o que pensar, e as soluções, infelizmente, estão sempre a desejar.

    Concordo com o que consta em seu texto e entendo que a ética se adquire desde o nascer, como base na educação familiar, que propiciará à criança ir assimilando uma compreensão sobre a vida, que se solidificará nos bancos escolares com o conhecimento e percepção de que a civilização ao seu redor vive sob a égide de regras, leis, direitos e deveres e se consolidará com seu livre arbítrio de como ser cidadão.

    De difícil resolução, porque dependerá da sociedade, justamente o que escreveu:- ““dependendo do tipo de sociedade (com maior ou menor nível de corrupção) e do período em que ela se contextualiza, a motivação e o entendimento acerca de se desenvolver a ética poderão estar enfraquecidos”” , e há de se constatar que nossa sociedade, nas últimas duas décadas, não tem contribuído para o avanço esperado ao mesmo ritmo que a tecnologia avançou.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a ética está realmente ligada a educação, principalmente aquela que se inicia em casa e se propaga por todos os lugares em que frequentamos. Penso que perdemos muitos valores que estão intimamente ligados à ética e com isso esquecemos que ela se encontra em pequenos detalhes e ações e que por isso passamos sobre ela feito um rolo compressor.
    Parabéns pelo belíssimo artigo.
    Abraços
    Sônia Borba

    ResponderExcluir