

Falhas de memória, esquecimentos de coisas corriqueiras, como o nome do vizinho e até do colega de trabalho, são situações comuns no cotidiano e podem acontecer em qualquer idade. No entanto, os especialistas pedem para que as pessoas fiquem atentas quando os esquecimentos começam a aparecer com frequência, o que pode trazer uma série de problemas no dia-a-dia de quem sofre com o mal.
As principais causas desses esquecimentos podem ser estresse, sobrecarga de informações, ansiedade e depressão e até alterações de humor. Há também a possibilidade da existência de doenças degenerativas, como mal de Alzheimer, além de doenças neurológicas diversas e déficits relativos a outras funções cognitivas.
Nestes casos, quando as dificuldades de memorização começam a causar impactos negativos no cotidiano da pessoa, como problemas no trabalho, nas relações sociais e afetivas, é melhor procurar ajuda médica, incluindo principalmente uma avaliação neuropsicológica.
No entanto, existem formas de manter o cérebro ativo e assim, prevenir as falhas de memória. Especialistas da neurociência e neurologistas recomendam o descanso, com boas horas de sono, e a opção por uma vida saudável. Para exercitar a memória é bom ler jornais, livros, assistir a telejornais e programas e depois repassar as informações ou fazer anotações. Também ajuda aprender línguas, dança ou a tocar um instrumento, além de fazer atividades físicas regularmente.
Os especialistas pedem para que as pessoas fiquem atentas quando os esquecimentos começam a aparecer com frequência, o que pode trazer uma série de problemas no dia-a-dia de quem sofre com o mal
Quando as dificuldades de memorização começam a causar impactos negativos no cotidiano da pessoa, como problemas no trabalho, nas relações sociais e afetivas, é melhor procurar ajuda médica
fonte: pesquisa.
Oi William, mais um ótimo texto, cuja informação deve ser, realmente, divulgada....
ResponderExcluirabs
Deve ser um transtorno terrível para quem sofre desse mal.
ResponderExcluirTenho por costume há muito tempo de anotar tudo. Fazer autoplanejamentos semanais para evitar equivocos e não depender tanto da memória.
Em geral, a única coisa que tenho que lembrar é de anotar e de ler as anotações depois.
Esqueço nomes, as vezes, mas feições raramente eu esqueço.
Um forte abraço!
Estes dois problemas são os maiores causadores de doenças psiquicas, muito sério estes seintomas.
ResponderExcluirAbraços forte
Cara eu estou me tratando, depressão e os esquecimentos são orriveis.
ResponderExcluirOtimo post.
Muito bom o artigo,estou passando por esses problemas e isso é importante que todos conheçam os sintomas.
ResponderExcluirótimo texto
ResponderExcluirtraumas e depressões deixam marcas para vida toda
bjs