domingo, 15 de maio de 2011

As efemérides...e nosso destino



Efeméride é o nome dado à posição momentânea do céu astrológico e da posição dos planetas num determinado momento, como na data do seu nascimento, por exemplo. Palavra muito usada na astrologia para a construção do mapa astrológico para identificar seus planetas regentes, ascendentes, aspectos, quadraturas, trigonometrias, que servirão de base na interpretação do mesmo para a orientação e compreensão de destino que pode ser mudado, entre outros aspectos.

As efemérides a que me referirei neste momento é a dos amigos que constituem o nosso quadro social, familiar, profissional e espiritual, momentâneos.

Pessoas vêm e vão, são marcianos, saturninos, venusianos, plutonianos, uranianos, os agora serpentários, entre outros, e parece-me que há uma simbiose entre os planetas que nos regem e os movimentos das pessoas que estão presentes em cada diferente momento de nossa vida. A vida gira em ciclos, é os que nos dão a efêmera oportunidade de compreendê-los com a simplicidade da criança e a sabedoria do ancião.

Vemos os nossos filmes e o filme de outros repetirem-se pelo demasiado apego que vale a desgraça. São dores ainda suportáveis, aceitáveis pela culpa, a qual aprisionamos nossos irmãos e nossos atos imaturos mas são facilmente curáveis a qualquer tempo basta a permissão de si mesmo.

Os abraços que trocamos entre nós, muitos de algodão doce, outros uma pluma de algodão que esconde dentro uma afiada e venenosa agulha.
Efemérides de pessoas, todos somos diferentes, eu terapeuta, você padeiro, ele empresário, outro astronauta, aquele outro médico.

Diferentes somos em nossas profissões, mas nos tornamos semelhantes por sermos unicamente humanos. Rimos, choramos, sentimos dor e usamos armaduras para protegermo-nos na batalha diária.

A armadura pesa e nem sempre há guerra. A armadura, assim como o cimento, endurece nosso contato e o esfria pelo excesso de formalidades atípicas quando se busca vencer o medo, o medo do outro.

Nascemos virados para a lua ou não, buscamos um lugar entre as estrelas, um espaço ao sol, mas a sombra pertence aquele que cedo levanta e que vence a barreira do som quando muitos te dizem que isso não é para você e você mostra que é. Bons e maus planetas, na verdade penso que não existe bem e mal e sim uma incompreensão das lições que a vida nos traz, porque insistimos em não aceitar que as coisas são claras e simples como a flor e que tudo muda o tempo todo como as efemérides.

por Nelson Ribeiro.

Comente aqui e participe do rol de comentaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário