quarta-feira, 11 de maio de 2011
Depressão pós-sexo existe?
Um estudo australiano, feito com mais de 200 mulheres, apontou que mais de 30% das entrevistadas já tiveram sentimentos intensos de tristeza após o sexo. Apontado como um fenômeno que pode ter influências biológicas, a chamada “disforia pós-coital” é um sentimento de tristeza intenso e que pode levar à evitação do sexo. O provável transtorno – hipótese apontada por Robert Schweitzer, pesquisador da Universidade de Tecnologia de Queensland –, entretanto, pode ter diversas causas e a “patologização” da sexualidade deve ser vista com cuidado.
“A ideia de categorizar qualquer problema sexual de patologia é complicado. O sexo não tem regras definidas. Casos esporádicos ou episódios de tristeza não podem ser classificados como um transtorno. E se for constante, não necessariamente é um transtorno sexual. Pode haver um potencial para o desenvolvimento desses transtornos, mas não é algo determinado pelo fato de ter sentimentos negativos após o sexo”, explica a Liliana Seger, psicóloga especializada em sexualidade e pesquisadora ligada ao Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (Amiti) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da USP.
Para Liliana, um sentimento intenso de tristeza após o sexo podem ser uma combinação de vários fatores. O sentimento de estar infringindo regras morais é um deles. “Dependendo da criação da pessoa, o sexo antes do casamento pode ser algo que traz à tona sentimentos de angústia, culpa ou remorso”, diz.
Não gostar da pessoa com quem se está dividindo o momento – ou da forma como a transa ocorreu – pode ser outro fator que leva a uma reação emocional intensa. “Um momento de desencanto ou uma frase dita de forma “errada” pode acarretar essa resposta emocional, afinal, o sexo não é algo isolado da história de vida da pessoa.
O que acontece antes, durante ou mesmo após a transa pode influenciar nos humores. Até mesmo a duração do sexo, pode levar a um sentimento de rejeição do parceiro e consequente tristeza, o que pode impactar a pessoa”, afirma a especialista.
Liliana enfatiza, entretanto, que se esses sentimentos forem constantes, o auxílio profissional de um psicólogo pode ser necessário. “Se a tristeza após o sexo é algo corriqueiro, o problema deve ser acompanhado, pois pode ser que outro transtorno, ligado ou não ao sexo – porém desencadeado por ele – esteja se instalando”, explica.
por Enio Rodrigo
Comente, participe!!!
Postado por
William Junior
às
19:22
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Depressão em qualquer hora é terrível, imagina na intimidade do casal.
ResponderExcluirGostei muito da matéria, bem informativa, com certeza vai ajudar muitas pessoas.
Bjsss.
Bom, apesar de em mim o problema ter parecido 30 anos depois de eu ter iniciado minha vida sexual, fico mais tranquila, pelo menos sei que (mesmo nao sendo norma)l, isso existe e acontece com outras pessoas.... Pensei que estivesse pirado de vez.
ResponderExcluirObrigada pela matéria!
FMD