Em 31 de outubro de 1517, inicia-se uma divisão na igreja Católica que ficou conhecida como a Reforma Protestante, começando um novo movimento religioso conhecido atualmente como protestantismo, ou popularmente como evangélico.
Desencadeado pela divulgação das 95 teses de Martim Lutero, restaurou a vida eclesiástica e espiritual da igreja da época, pois havia se desviado seu foco da bíblia. Sendo assim nasceram cinco princípios fundamentais desta reforma: “A sola scriptura” que defendia uma igreja centrada nas escrituras sagradas, “A sola gratia” que reconhecia a salvação e vida cristã fundamentada na Graça do Senhor e não nas obras humanas; “A sola fide” evocava a fé e o compromisso de fidelidade com o Senhor Jesus; “A sola christus” anunciava que o próprio Cristo estava construindo sua igreja na terra sendo seu único Senhor e “A sola deo gloria” que enfatizou que a finalidade maior da igreja era glorificar a Deus.
Assim a Reforma Protestante começou a produzir uma série de questionamentos na sociedade da época, deixando de ser um movimento anti-papal, para se tornar um dos maiores avivamentos religiosos da história da Igreja. Surgiram paralelamente a Lutero outros movimentos reformistas destacando-se precisamente na Suíça, França, Escócia e Inglaterra. É neste momento que nascem e crescem muitos teólogos que mais tarde influenciariam o protestantismo pós-Lutero, iniciando a era protestante.
No Brasil não foi diferente e esse movimento entrou no País por homens e mulheres que se convertiam à palavra de Deus. Mas infelizmente o que vemos no protestantismo atual é um distanciamento do ideal pregado pelos reformadores. Realmente não vendemos propriedades no céu, mas em compensação, vendemos um evangelho de ilusão, na qual se tem a prática de venda de amuletos, como a rosa, o sal de Israel, a água do rio Jordão, entre outros. Prática que vende a ideia de que se aceitarmos Jesus nunca mais teremos problemas.
Isso é muito triste, por isso, diante de algumas palavras queria que pudéssemos refletir a verdadeira mensagem da cruz de Cristo e lermos mais atentamente as 95 teses, e quem sabe fazer uma nova reforma na fé protestante, pois o que sinto e vejo é que a igreja protestante tem se esquecido da sua principal missão no mundo. Falar de quem é Jesus e o que ele pode fazer por nós, seguindo seu exemplo de vida e amor para com todos.
Minha proposta não é que se abandone a fé, mas que se pense a fé assim como Lutero e outros o fizeram. E que nasça nos nossos corações um amor verdadeiro pela mensagem da Cruz de Cristo.
Mônica Neves Pereira.
Comente, participe...
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
O que foi a Reforma Protestante
Postado por
William Junior
às
00:59
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Linkbão
Oi Torpedo
Oi Torpedo Web
Click Jogos Online
Claro Torpedo
Claro Torpedo Gratis
Rastreamento Correios
Mundo Oi
oitorpedo.com.br
mundo oi torpedos
mundo oi.com.br
oi.com.br
torpedo-online
Resultado Dupla Sena
Resultado Loteria Federal
Resultado Loteca
Resultado Lotofacil
Resultado Lotogol
Resultado Lotomania
Resultado Mega-sena
Resultado Quina
Resultado Timemania
baixa-facil
Resultado Loterias
E-Scripter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário