sábado, 15 de agosto de 2009

O menino chamado esperança.

Um galho qualquer enterrado num pote. Foi um menino da minha rua que me chamara para ver sua árvore plantada. Pensei, mas não disse, "menino, um galho enterrado não tem futuro de árvore!". Ele o regou por dias, três vezes em cada, até secar completamente. Depois, elaborou explicações: a árvore perecera por falta de água. Então, me lembrei do tempo em que se plantava mandioca em galho. Os galhos, ramas, guardam-se durante o inverno. Na primavera, eram enterrados. Quase secos. Nascem as raízes e os brotos. Com o menino do galho ressecado e com o menino da memória reaprendi exercícios de ter esperança.

Manoel de Barros tem um poema-história, "O menino que carregava água na peneira". A mãe o desencoraja, a princípio. "A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos. A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água. O mesmo que criar peixes no bolso". Com o tempo, a mãe descobre o menino poeta. Carregar água na peneira pode não ser um despropósito. A mãe repara o menino com ternura e lhe diz: "Meu filho, você vai ser poeta. Você vai carregar água na peneira a vida toda".

Ninguém consegue viver sem meninos e meninas fazendo peraltagens por dentro. Jesus - de quem tudo o que sabemos da infância é "crescia em sabedoria, estatura e graça" - põe a chave de entrada ao Reino dos Céus no coração infantil. Não me parece adequada a interpretação por ingenuidade ou inocência. Os meninos do Reino são benditos por exercitar esperanças. Se o galho não brotou, não foi incapacidade dele; é culpa das regas poucas.

Há séculos, rezamos pela paz, e a paz não vem. Acreditamos no governo, e decepciona. Cremos na justiça, e ela falha. Confiamos na polícia, e ela mata. Amamos, e não somos amados. Estudamos, e somos ignorantes. Investimos na medicina, e velamos amigos mortos por males incuráveis. Criamos os filhos, e eles assassinam. Somos homens, e envergonhamos os bichos.

Se um galho seco não criar raízes, deve ser por pouca rega. Algo imprescindível deixou de ser feito. Usar peneira como balde, roubar um vento e criar peixes nos bolsos são coisas de criança. Sempre estamos à janela esperando a volta de um pássaro. Caso se demore, tomamos um barro e vamos fazendo explicações.

Apenas meninos e meninas nos propõem exercícios de ter esperança. Apesar dos pesares, seguimos rezando pela paz, acreditando no governo, almejando segurança, amando, estudando, tomando remédios, tendo filhos, apostando nos homens. Como são invencíveis esses meninos e meninas dentro da gente!

Se você gostou to texto comente aqui ou no diHitt. Agradeço sua participação.

10 comentários:

  1. É amigo, graças a esses meninos e meninas que habitam dentro de nós é que somos capazes de caminhar e vencer os obstáculos da vida, superando até o medo do desconhecido.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Se com esses meninos e meninas dentro de nos, tudo é tão difícil, imagina sem eles, como passar por dificuldade sem eles para nos levar para a fantasia?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Esperança é fé,ambos são sonhos e desejos e todos são o que dão suporte a magia da vida=Deus

    ResponderExcluir
  4. William,

    Sem querer ser puxa-saco...pq não preciso disso! Mas, vc escreve muito bem!
    Seus textos tem uma leveza, desperta uma curiosidade...dá gosto de ler!
    Não há obstáculos p/ vc. Qualquer tema, por mais banal, vira pauta e das boas!
    Parabéns viu? Não sou de rasgar elogios assim...sinta-se privilegiado!

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo,o homem não morre quando deixa de existir! O homem só morre quando deixa de sonhar.Você amigo foi brilhante na sua colocação.
    Você estava em estado de graça.Lindooooo.Que Jesus te proteja .

    ResponderExcluir
  6. Parábens pelo texto.vc é um cara muito criativo.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro.
    Alan Beck diz o seguinte em seu poema "O que é um menino":

    As mães os adoram,
    as meninas os odeiam,
    irmãos e irmãs mais velhos os suportam,
    adultos os ignoram,
    o céu os protegem...

    Um menino é a Verdade com o rosto sujo,
    a Beleza com um corte no dedo,
    a Sabedoria com um chiclete no cabelo,
    a esperança do futuro com uma rã no bolso...

    Se cada um de nós não deixasse o menino que somos, sem dúvida, o mundo seria melhor.

    Belo texto. Parabéns!
    Felipe

    ResponderExcluir
  8. Se eu gostei?Muito!! O que me alimenta e faz com que eu ainda tenha esperanças é a menina que existe dentro de mim!

    ResponderExcluir
  9. Como diz o Mestre Jesus: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.
    (Mat 18:3 ARC)

    ResponderExcluir
  10. Na epistola aos Hebreus 11.1 ., diz Ora , a fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem .
    Sendo assim á esperança a fé é algo inevitavel na vida de um vencedor , pois como o menino justificou que era preciso regar mais, Temos sonhos,projetos que só ficam no papel por não fazermos nossa parte...é preciso regar agir, enfim ser como uma criança que coloca suas esperanças no seus sonhos e mesmo com os obstaculos creêm. muito bom!!!...

    ResponderExcluir