sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O interruptor de nossas vidas.


A consciência é uma luz que uma vez acesa ilumina nosso interior, nossa mente, e não mais nos permite dizer que não sabíamos, que não compreendemos. Assim, muitas pessoas preferem apagar a luz que se acende dentro delas, achando-a incômoda e constrangedora. E continuam mentindo para si mesmas, fingindo buscar luz onde sabem que não poderão encontrá-la. Quando se deparam outra vez com a necessidade do compromisso, da mudança interior ou da responsabilidade com a vida e com o próximo fogem à procura de alguma coisa que exija menos delas. Estamos todos sempre tão ocupados, quase robotizados, que nunca temos tempo para dedicar, ao nosso interior, atenção e cuidados.

Uma vida abafada pelos sofrimentos está pronta para aproveitar cada dia e cada momento como uma benção renovada. Com essa nova consciência, a pessoa reconhece que tem uma contribuição única e importante para dar ao mundo e deixa de desperdiçar o precioso tempo de que dispõe. Somos todos um único ser , o que afeta um, afeta todos. Por ser sedenta de respostas, nossa alma pergunta, incessantemente, o sentido de todas as coisas. É muito mais fácil se deixar levar e ver um mundo sem cor, com tristeza ao redor. Para fazer, primeiro a luz brilhar dentro de nós é preciso ter força e vencer barreiras, tanto as externas como aquelas que construímos dentro do peito. Com os princípios morais ativados é hora de perceber os avisos do caminho e os conselhos que vem, muitas vezes de onde menos esperamos, mas todas as formas de auxílio são bem-vindas.

De que adianta acender uma luz na claridade? É nas trevas que ela é percebida. Sem a tristeza, a alegria não será apreciada; sem a carência, a abundância não teria significado. Precisamos experimentar para ganhar senso de realidade. O sofrimento é pano de fundo para que o bem seja notado. A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação. É um alerta que nos adverte de que algo não está bem. Sem ela não teríamos referencial. Ninguém pode ser feliz tornando-se incapaz. Não deixe que se apague o sol da sua vida, ficando na escuridão. Ilumine-se.

Bem, se você gostou do texto, comente aqui ou no diHitt por gentileza.

7 comentários:

  1. Gostei do post. Cara vc está inspirado, hein!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do texto e concordo plenamente. Comentarei e votarei no Dihitt. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Grande William, esta é a verdade, mas não a realidade, para a maioria das pessoas é mais comodo deixar a luz apagada, não se intrometer e não se envolver, nem naquilo que diz respeito a ela mesma.

    ResponderExcluir
  4. Olá, William...

    O seu texto é muito rico e nos remete a vários tipos de reflexões.

    A questão da consciência depende de muitos pontos: infelizmente, se a pessoa não tiver nenhum tipo de referencial, talvez não amadureça o suficiente a ponto de se tornar alguém consciente. Por outro lado, existem também pessoas e pessoas que foram criadas em meio a mil adversidades e, mesmo assim, são pessoas altamente conscientes e comprometidas com algo bem maior do que seus próprios interesses...

    Enfim, seria muito bom ver todas as pessoas numa situaçao melhor do que muitas que temos visto por aí. E que as pessoas mais conscientes na vida consigam espalhar essa claridade que tem dentro de si para todos ao redor. Afinal, a responsabilidade por um mundo melhor depende de cada um de nós. Um mundo melhor requer pessoas melhores!

    Gostei muito do seu texto.
    Abraços e até breve!

    ResponderExcluir
  5. É a vida e a natureza sábia.Se não fosse os que emanam luz,sabedoria e paz onde estaríamos agora?Na balança da evolução do homem o equilibrio se faz necessário.E consciência faz parte de inumeros fatores,precisamos caminhar aprendendo!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, se tudo fosse flores o mundo seria horrível. Parabens pelo texto!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito show! Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir