Embora o setor de alimentação seja líder
absoluto no sistema de franquias, outros players têm começado a despontar, como
é o caso do mercado pet. O amor entre o homem e os animais já é antigo e parece
crescer cada dia mais. Hoje os pets praticamente fazem parte da família. O
Brasil possui o segundo maior mercado animal do mundo, perdendo apenas para os
Estados Unidos. E este é um setor em franca expansão.
Segundo a Associação Brasileira da
Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado deverá
crescer cerca de 8,3% com relação ao ano anterior e atingir o patamar de R$
15,4 bilhões. Embora este seja um segmento tão importante, somente agora o
mercado de franquias começa a desbravar o mundo pet, oferecendo os mais
diversos produtos e serviços.
Há algumas décadas, o cachorro (ou cão
de guarda) era visto apenas como uma alternativa de segurança. Hoje, com as
mudanças nas atitudes e nos costumes da população, o cãozinho virou
definitivamente o melhor companheiro do homem - merecendo todo o carinho,
cuidado e, por que não dizer, todo o luxo que couber no bolso do dono.
Estima-se que no Brasil há cerca de 100
milhões de pets, sendo 37,1 milhões de cães e 21,3 milhões de gatos. Um
contingente cada vez mais representativo que tende a fortalecer ainda mais este
mercado.
De olho nessa tendência, algumas
iniciativas e empreendimentos começam a despertar no sistema de franquias.
Atualmente são cerca de duas dezenas de empresas que elegeram o canal de
franquias para expandir as suas operações. Dentre as opções existentes, há pet
shops (lojas e móvel), serviços de adestramento, clínica veterinária, registro
do pet, boutique pet e planos de saúde animal.
Embora já existam grandes redes no setor
- que mais parecem um shopping center animal - este é um mercado ainda dominado
pelos pequenos players. São geralmente lojas de bairro que constroem reputação
e clientela com base no bom atendimento e proximidade com o cliente.
A
tendência é que em médio prazo estes empreendedores busquem no sistema de
franquias a forma ideal para expandir sem perder os princípios e valores
enraizados no DNA de cada empresa.
A contar pelo potencial da categoria,
pode-se dizer que em breve veremos negócios cada vez mais especializados para
atender os bichinhos e seus exigentes donos.
A busca por serviços mais padronizados e
de boa qualidade certamente fará o setor procurar no sistema de franquias a
opção ideal para expandir. Viva o bem-estar dos pets e a felicidade de seus
donos!
Comente este artigo.
UMA BOA
ResponderExcluir