sábado, 21 de novembro de 2009

Você entende a agressividade infantil ?





A agressividade é compreendida como uma forma da criança se defender, porém precisa ser orientada pelos pais desde os primeiros anos para não ser algo que venha a trazer efeitos negativos para seu desenvolvimento. Paciência e autoridade são duas maneiras de instruir a criança a usar sua agressividade de forma equilibrada, como impulso de determinação.


Existem alguns comportamentos que são característicos até os 4 anos de idade, como tapas, mordidas, gritos, chutes. Apesar da pouca idade, os pais já podem orientar e colocar limites para o filho diante dos primeiros comportamentos agressivos por ele manifestos. Converse com a criança, puni-la pode não ser a melhor solução. Além dela não entender esse limite, os tapas e empurrões dados nos colegas da escola, dois comportamentos comuns também até os três anos, podem ter outro significado, como vontade de aproximação. Já entre a faixa etária dos quatro aos seis anos, a criança começa a perceber as regras de convivência.

A ausência de limites, a tolerância excessiva dos pais, a falta de tolerância perante frustrações, violência física ou emocional, ausência de carinho são fatores que provocam comportamentos agressivos, porém é interessante observar também se a criança não está passando por um momento de transformação em sua família, como separação dos pais, ganho ou perda de novos membros na família, seja por nascimento de irmão ou morte de alguém querido.
Fonte: Equipe Brasil Escola.


Você concorda com isso? deixe sua opinião aqui ou no diHitt.

5 comentários:

  1. Isso é verdade, toda criança tem seus limites, desde as ,mentiras que podem atuar como fator positivo ou negativo, quanto agressividade tambem

    ResponderExcluir
  2. A agressividade é inerente ao ser humano. É ela que nos impulsiona à ação. A primeira demonstração se dá quando somos bebê, na forma de energia, dinamismo, sobrevivência. Diante das frustrações e limitações que o viver nos impõe, ela aparece com a roupagem da hostilidade, do desejo de destruição e é normal. Dependendo da convivência familiar, da foma como a criança é educada e/ou orientada, essa agressividade pode retomar seu caminho de dinamismo, ousadia ou transformar a criança em um ditador, um reizinho capaz de atos hostis, violentos contra outros ou em relação a si mesmo.
    Aff, você pediu um comentário e escrevi um romance.
    Abraços.
    Bel

    ResponderExcluir
  3. A coisa que mais detesto é uma criança mal educada sendo criada por pais mal educados... O importante é estabelecer limites à criança. Se não for estabelecido pelos pais em casa, será estabelecido por estranhos na rua. É assim que surgem os marginais bem nascidos.

    ResponderExcluir
  4. A agressividade pode ser reação a uma situação que a criança esteja vivenciando, e neste caso, deve ser investigada, identificada e tratada.
    A falta de educação e a falta de limites, isso é responsabilidade dos pais.
    E ainda tem aqueles pais que acham "engraçadinho" o filho que grita e bate em seus rostos.

    Abraços,
    Serenissima

    ResponderExcluir
  5. Eu me lembrei de um menino que esteve por poucos meses na mesma escolinha de minha filha. Ele tinha problemas, mas o que eu soube que ele vivia num ambiente familiar hostil. Um outro menino era muito agressivo porque vivia apanhando do irmão mais velho. Eu penso que os primeiros anos de vida de uma criança são fundamentais para ela ter equilíbio social.

    ResponderExcluir